Coletâneas LYNKO:
Tower Defense

Coletânea Tower Defense

Conheça a sessão de jogos Tower Defense do Lynko, todos os estilos do medieval ao futurista, na melhor coletânea de jogos de Tower Defense da Internet.

Super Mario !!

Coletânea de Jogos do Mario

Confira a sessão de Jogos Online do Super Mario do Lynko. Um dos personagens mais queridos de todos os tempos, agora em novas aventuras.

Jogos de Esporte

Coletânea de Jogos de Esporte

Basquete, futebol, sinuca, surf, xadrez ? Qual é o seu esporte, qual é a sua ?? Conheça a coletânea de jogos de esportes do Lynko, do xadrez até a asa delta, da ação ao raciocínio, só jogos campeões.

Tutorial Desbloqueio do Wii via Software

Autor: Luis Campana | Categoria: Tecnologia
Assuntos: > Nintendo Wii > Tecnologia

Tutorial Detalhado para destravar seu Nintendo Wii sem necessidade de instalar ModChip

Destravamento de WII americano, europeu e japones via software.

Esse guia vai ensinar a deixar seu Wii pronto pra rodar jogos backup e homebrews, sem a necessidade de modificar o console com um modchip. Para realizar essa modificação você precisa do game The Legend of Zelda Twlight Princess original e de um Cartão SD.

Destrave seu WII usando um Cartão SD e uma cópia original do Game The legend of zelda Twlight Princess.

Segue então abaixo o guia passo a passo:

Baixando o Kit para destravamento do wii

Faça o download dos arquivos Wad necessários: cIOS249-v7.wad e IOS16-64-v257.wad ( Google it! )

Usando o Zelda para instalação do Homebrew Chanel no Wii

Coloque o cartão SD no seu Wii, e acesse o menu de Saves (clique no WII no canto esquerdo da tela -> Data managment -> Wii Saves -> SD Card ), você vai encontrar 3 saves do Zelda, copie o save correspondente a região (japonês, europeu ou americano) do seu Wii para a memória interna do console.Agora entre no game e carregue o save, ande e converse com o personagem que vai aparecer que o Homebrew Channel estará instalado.

Instalando os Homebrews necessários para o destravamento via software

Agora devemos configurar os Homebrews: Primeiro entre no Homebrew Channel, vá para segunda página de programas e selecione “Instalar_cIOS Custom”, pressione A 2x sem alterar nenhuma opção, a instalação demora alguns segundos, depois é só pressionar novamente qualquer botão para reiniciar o Wii. Entre no Homebrew channel novamente Abra o “Gerenciador de Wads” para instalar a wad IOS16 (o que não tem o 16 escrito no icone). Entrando nele aperte “A” 2x e selecione “IOS16-64-v257.wad”, aguarde e novamente seu console será reiniciado. Va novamente no Gerenciador de Wads agora no com o IOS16 no icone Pressione “A” 2x dessa vez escolha a wad “cIOS249-v7.wad” aguarde a instalação. Repida o ultimo passo mas agora escolha a wad “backup loader no wii menu.wad

Rodando os games com o Wii ja desbloqueado via software

Agora é só rodar os games, existem 3 métodos.

1 – Usando Backup channel – No Wii Menu direto:

Insira o DVD e pressione Start.O disco não gira normalmente e não mostra a foto do jogo mas é direto no wii menu

2- Usando Backup Launcher

Abra o Backuplauncher 0.3 e clique em LaunchGame.

3- Usando o SoftChip:

Vá até a terceira página dos programas e abra o Softchip. Quando ele abrir aperte “+”para abrir um menu de seleção e nele selecionar o IOS249. Agora é só apertar “A” e rodar o game.

 
Veja também...

Artigos Relacionados aos Temas: Nintendo Wii e Tecnologia

Tutorial Desbloqueio do Playstation 3 ( PS3 ) via Software

Finalmente surgiu um software eficiente para desbloquear o PS3, o programa desenvolvido pelo hacker Waninkoko promete destravar o PS3 e habilitar muitas funções ocultas.

Lançamento e Venda do Iphone 4, sua fama o precede!

Confira o super lançamento do iphone 4 por Steve Jobs. Fique por dentro do valor do iphone 4, seu lançamento e pré-venda. Este smarthphone de sucesso que agora contém muitas melhorias, integrando várias funcionalidades almejadas pelos usuários das versões anteriores.

XBOX 360 Project Natal: Seu Corpo no Controle !!!

A Microsoft planeja para este Natal o lançamento do video game mais revolucionário de todos os tempos: o novo XBOX 360 não vai ter controle, você jogará usando o seu próprio corpo !!

Internet via Rede Elétrica: Downloads pela sua Tomada !!

Conheça a nova tecnologia de internet via rede elétrica que está sendo testada no Brasil e que vai possibilitar uma conexão de internet ainda mais rápida, ecológica e super barata !!

Nokia N800 Review: Primeiras Impressões

Nokia N800: Entenda a revolução no estilo de vida sem fronteiras. Líder em praticidade e conforto, além de excelentes recursos para todos os perfis.

 

Comentários:

  1. João Cascata no dia 19/02/2009 às 8:31 disse:

    Bom dia, consegui pegar os arquivos de instalação na internet, e segui os passos informados! Realmente funciona esse procedimento, basta usar o channel do loader, e consegui rodar homebrew pra tocar mp3! Ficou perfeito, enchi meu SD com músicas e funcionam como uma beleza. Muito obrigado pela dica.

  2. Luis no dia 19/02/2009 às 10:15 disse:

    Que bom que conseguiu! qualquer duvida entre em contato!

  3. mitsuo no dia 20/02/2009 às 20:22 disse:

    oi gostaria de saber se nao tem como destravar via software sem prescisar do zelda?
    desde ja muito aobrigado!

  4. Luis no dia 22/02/2009 às 9:12 disse:

    Olá mitsuo,
    no momento só é possível instalar o homebrew channel para rodar os jogos explorando a falha de execução do jogo Zelda. Você pode encontrá-lo facilmente em qualquer locadora. um abraço

  5. Konrado no dia 22/02/2009 às 9:57 disse:

    Pq meus jogos rodam em preto e branco??
    Por favor algem da uma ajuda ae…a os jogos q eu baixo da net sao PAL …. se algem tiver a solucao ae me fale…
    Obrigado

  6. Konrado no dia 22/02/2009 às 9:58 disse:

    Entaum isso MITSUO…. provavelmente nao pq os cara criaram o emulador baseado no Zelda

  7. Luis no dia 23/02/2009 às 9:08 disse:

    Konrado, se o seu videogame for NTSC-USA, ele só poderá rodar os jogos de mesma região com 100% de funcionalidade. Os jogos, PAL são padrão de vídeo europeu, na utilização em sistemas NTSC causa incompatibilidade de frequência, e os jogos ficam em preto e branco. Em alguns aparelhos ocorre até o birck do videogame, e o mesmo para de funcionar. Caso comprou um jogo europeu por engano, pode utilizar um patch de conversão, chamado também de REGION-FREE. Um abraço

  8. Lucas no dia 24/02/2009 às 11:41 disse:

    Eu comprei meu wii os estados unidos! Ele vai funcionar todos os jogos perfeitamente?

  9. Luis no dia 24/02/2009 às 14:06 disse:

    Olá Lucas, os jogos de wii são desenvolvidos de acordo com região. Sendo estes NTSC ou PAL . Todos os jogos NTSC funcionarão corretamente em seu console. Caso utilize jogos PAL pode ocorrer vários problemas, desde de canais repetidos no Wii channel, até seu console parar de funcionar, o chamado “brick”.

  10. Fabio no dia 25/02/2009 às 12:42 disse:

    Olá Luis, muito bom seu tutorial, eu comprei um Wii essa semana, ele veio desbloqueado por soft tbm, não sei o sistema usada, mas com certeza é por soft, pois para entrar no jogo preciso usar o Backuplauncher 0.3.

    Agora vem minha duvida, posso atualizar o WII pela NET e continuar usando assim, ou se atualizar vou ter que desbloquear novamente?

    Abraço.

  11. Konrado no dia 25/02/2009 às 15:29 disse:

    Obrigado Luis …vou tentar usa o Region free..

  12. Konrado no dia 25/02/2009 às 15:45 disse:

    Luis se seria possivel me passar esse region free porque todos q eu axei nenhum deu certo comigo..
    abraços

  13. Luis no dia 26/02/2009 às 12:28 disse:

    Olá Fábio, com certeza seu videogame é desbloqueado via software. Este homebrew que executa os jogos de backup. Atualmente existem várias especulações de updates de firmware que a nintendo lançou para proteger seu console contra execução de homebrews (homebrews = softwares caseiros). Porém, a última especulação que este firmware viria junto com o jogo Mario Kart, mas se realmente foi implantado, o mesmo não foi ativado. Só aconselho executar updates quando não for possível executar algum jogo, pois mesmo nas atualizações automáticas on-line, tem risco de queda de energia e ocorrer algum erro.

  14. Luis no dia 26/02/2009 às 12:57 disse:

    Konrado,
    se tiver alguma dúvida em como usar, é só dar um toque.

  15. lucas no dia 26/02/2009 às 21:24 disse:

    E os jogos japoneses ,terão algum problema?
    se tiver qual programa eu uso?

    abraços

  16. xina-town no dia 28/02/2009 às 9:36 disse:

    Olá Luís, mto bom seu tutorial, o meu Wii já está destravado por software, mas qndo coloco um jogo backup, ele não lê. Tem no menu o backup channel, mas não aparece para rodar o jogo. Teria como me passar um passo-a-passo e quais botões apertar desde a hora que ligo? Desde já agradeço, mto por sua ajuda.

  17. Luis no dia 28/02/2009 às 13:19 disse:

    @Lucas
    os jogos japoneses também são NTSC, e irão funcionar em seu console, porém, devido a um problema de compatibilidade, as vezes dependendo do jogo, é requisitado um update no firmware, o que pode ocasionar em duplicação de alguns canais no Wii menu. Recomendo executar o Region FREE (REGION Frii).

  18. Luis no dia 28/02/2009 às 13:20 disse:

    @Xina-town
    Para executar o jogo backup é necessário acioná-lo diretamente pelo canal do loader. o canal padrão de execução não vai aceitar sua execução.

  19. Marcello no dia 1/03/2009 às 21:28 disse:

    O meu console foi atualizado e está na versão 3.4U; posso seguir os mesmos passos, ou há algo diferente a ser feito?

  20. Lucas no dia 3/03/2009 às 19:43 disse:

    Eu fiz tudo q vc falo até, mas quando eu coloco no gerenciador de wads(sem 0 16)ele instala normalmente ,mas ele não renicia.Como ele estar instalado eu vou para o q tem o 16 para instalar a outra WAD aí aparece q esta dando erro e se eu continuar pode danificar meu wii aparece assim: ´This aplication comes with warranaty at all,neither nor implied.I do not take any responsability for any damage for your WII console because of a improprer usage of this softaware.
    O q eu faço ?continuo ou não?Já aconteceu isso com alguem?

  21. Luis no dia 5/03/2009 às 11:31 disse:

    @Marcello
    Tome cuidado nos passos para instalar o homebrew channel, pois a versão 3.4U tem uma proteção contra o bug do Twilight Hack. Você terá que efetuar esses passos sem reiniciar o wii. Lembre-se que só poderá efetuar o procedimento 1 vez, antes que a proteção do 3.4u seja ativada, senão terá que esperar por uma nova resolução para ativar o homebrew channel.

  22. Luis no dia 5/03/2009 às 11:33 disse:

    @Lucas
    Qual a versão do seu firmware? Efetuou este procedimento quantas vezes? Certifique-se que tenha espaço suficiente na memória interna do wii.

  23. Renan no dia 6/03/2009 às 13:15 disse:

    Ola,

    Meu chip queimou e a loja quer cobrar R$250,00 pra destravar via software e ano tenho nem metade dessa grana rsrs, ja tenho o homebrew channel instalado e meu wii esta na 3.4 so q desde q atualizei nao consigo istalar nada pelo homebrew, digo jogos de VC e canais, devo seguir seus procedimentos desde o inicio?? Apago meu home brew channel??

  24. Lucas no dia 7/03/2009 às 8:33 disse:

    Eu efetuei 2 vezes pq o negócio não reniciava.
    como ve qual a versão?

  25. William no dia 14/03/2009 às 11:52 disse:

    Fala luiz é seguinte o meu wii tem a firmware 3.0u teia algum problema em fazer todo esse processo???

  26. William no dia 14/03/2009 às 13:58 disse:

    Há e onde encontro os softtware até agora não concegui encontrar vc pode me dar uma luz…

    obrigado desde já..

  27. Hugo no dia 19/03/2009 às 9:52 disse:

    Luis, ótimo tutorial! Parabéns! É o seguinte: Eu comprei um Wii desbloqueado por firmware e quero jogar MadWorld e sei que ele vem com a atualização 3.4U. O meu está na 3.3U. Tem algum risco de dar algum problema? Nem o rapaz que me vendeu soube responder isso. Agradeço!

  28. Luis no dia 19/03/2009 às 10:36 disse:

    @Lucas
    Vai na tela de configuração do Wii, em ferramentas. No canto superior direito da tela vai aparecer a versão. Ex.: Ver.3.3u

  29. Luis no dia 19/03/2009 às 10:38 disse:

    @William
    Pode fazer sem medo William, só a versão 3.4 que apresenta um bloqueio, mas mesmo assim, é possível fazer este processo. Porém só é possível efetuar na primeira momento em que o console é atualizado, para explorar uma falha no processo e ser possível instalar o homebrew.

  30. Luis no dia 19/03/2009 às 10:39 disse:

    @William
    Infelizmente não podemos disponibilizar arquivos desta natureza no servidor, nem indicar caminhos.

  31. Luis no dia 19/03/2009 às 10:40 disse:

    @Hugo
    Você precisa efetuar o patch no jogo para remover a atualização 3.4 do mesmo. Caso faça a atualização e seu homebrew esteja na versão antiga, não será mais possível instalar mais softwares.

  32. Hugo no dia 19/03/2009 às 19:34 disse:

    Sem querer explorar mas já explorando, tem como saber qual é a versão do meu homebrew?

  33. Hugo no dia 20/03/2009 às 4:27 disse:

    O jogo não rodou… deu Error 002. O Wii continuou funcionando normalmente, mas o MadWorld não entra dando essa mensagem de erro: Error 002 # Please reject disc and turn off the console.
    O que é isso? o.O

  34. Luis no dia 20/03/2009 às 10:10 disse:

    @Hugo
    Vc tem o Homebrew Channel instalado?
    Se sim, vá em seu SD, crie uma pasta chamada apps, e dentro desta pasta crie outra chamada Backup Launcher.

    Faça download do arquivo Gamma002fix_r2.dol, e o renomeie para boot.dol e coloque este arquivo dentro da pasta Backup Launcher que acabou de criar.

    Agora você já pode dar boot no arquivo de patch do erro #002 dentro do Menu do Homebrew channel.

  35. Hugo no dia 20/03/2009 às 18:16 disse:

    Luis, fiz exatamente isso que você disse e deu tudo certo!!!! Gênio!!! Muito obrigado mesmo, cara!!!

  36. Zeca no dia 23/03/2009 às 15:31 disse:

    Luis, não entendi. Quando meu Wii está na versão 3.4 eu não posso reiniciar ele na hora de instalar o Homebrew Chanel ou na hora de configurá-lo ?

  37. eduardo no dia 25/03/2009 às 14:50 disse:

    Entao ainda nao ha forma de conseuir instalar o homebrew sem o zelda , pq omeu eh europeu ,, e eu teria que arrumar um europeu tb ,,,,, se nao eh possivel instalar sem o zelda alguem me recomendaria onde posso achar o zelda europeu por favor ….

  38. Luis no dia 25/03/2009 às 15:19 disse:

    @Zeca
    Olá Zeca, no último patch do homebrew channel, é possível instalá-lo na versão 3.4 u, porém o procedimento pode não funcionar corretamente, pois explora uma falha na proteção que lançaram na versão desse firmware. Vc tem que efetuar o processo todo de uma vez, até a instalações dos wads, pois ao reiniciar o console, pode ser ativado o fix, e não seria mais possível instalações dos softwares.

  39. Luis no dia 25/03/2009 às 15:21 disse:

    @Luis
    Basta pegar o RegionFrii e deixar o jogo sem limitação por região. Ou fazer a conversão NTSC->PAL. Lembrando fazê-lo somente se possuir o jogo original, para evitar problemas com direitos autorais e pirataria.

  40. junior no dia 26/03/2009 às 1:46 disse:

    ola pessoa !meu wii e japones alguem sabe como colocar ele em ingles?

  41. junior no dia 26/03/2009 às 1:46 disse:

    o menu ta em japones

  42. Luis no dia 26/03/2009 às 6:43 disse:

    @Junior
    Existe sim várias maneiras de conversão, porém não recomendo. Pois já que é possível rodar os jogos NTSC em seu console. Mas, se mesmo assim tiver o desejo da conversão, vão os passos:

    Conversão NTSC-JAP para NTSC-USA Wii método antigo:
    1. Tenha instalado Wiikey2
    2. Execute algum jogo Jap ORIGINAL. Não execute jogos de outras regiões.
    3. Caso tenha executado jogos de outra região, execute o DVD de configuração: WiiKey2-v1.2Jap, e resete o console.
    4. Execute os passos de instalação do Homebrew Channel. Porém o arquivo de instalação use o NTSC-US com Zelda (Jogo) NTSC Jap.
    5. Instale o Downgrader e vá para a versão 3.2u
    6. Caso não consiga ler os jogos após este procedimento, instale o DVD de configuração Wiikey2-V1.2 US.
    Seu Wii já estará convertido para NTSC-USA.

    Há também a possíbilidade de executar a conversão através do Homebrew channel, se o seu console estiver desbloqueado via software. Será necessário a utilização dos softwares similares. Há relatos destes passos serem automáticos. E caso ocorra o não funcionamento dos jogos, basta executar o aplicativo starfall, para voltar a normalidade.

  43. juliano no dia 27/03/2009 às 23:07 disse:

    eu tenhu um wii desbloqueado no software, mais ele nao roda os jogos de game cube que eu tenhu, tem alguma forma de fazer rodar?

  44. Gustavo Lopes no dia 31/03/2009 às 14:37 disse:

    Se sair alguma passo errado, o Wii apresenta algum problema (trava)?

  45. rodrigo no dia 1/04/2009 às 5:05 disse:

    tentei fazer no meu e não deu certo, eu baixei o arquivo e extrai na desktop, depois joguei tudo no sd card, coloquei o sd no wii e liguei, quando tento copiar o arquivo pra memoriado wii não copia =[
    meu wii ta no firmware 4.0

  46. luis no dia 1/04/2009 às 9:52 disse:

    @Juliano
    Basta instalar o homebrew channel, e executar o software de execução de jogos de Game Cube. Desta maneira irá funcionar perfeitamente.

  47. luis no dia 1/04/2009 às 9:53 disse:

    @Gustavo
    O único problema é executar o save, ou update do firmware da região errada. Por exemplo executar aplicativo para PAL no console NTSC. Pode ocorrer um semi-brick (semi-trava), porém existem softwares para correção. Caso seja feita uma mudança mais séria, ou desligamento no console, entre outras casualidades, pode ocorrer sim a trava do seu videogame.

  48. luis no dia 1/04/2009 às 9:55 disse:

    @Rodrigo
    Como seu wii está na versão 4.0 já apresenta bloqueio para este destravamento. Realmente o console não possibilita a gravação do save do Zelda para efetuar o Twilight Hack. Porém a equipe de desenvolvedores do homebrew continua com novos projetos de desenvolvimento para adequar aos novos firmwares.

  49. rodrigo no dia 2/04/2009 às 5:10 disse:

    sera que vai demorar, em média quanto tempo ainda levara para poder destravar as versões 4.0, tem como eu fazer dowgrade no firmware 4.0 para a 3.4 de novo?
    obs: não tenho nenhum homebrew intalado no meu wii =[

  50. luis no dia 2/04/2009 às 6:25 disse:

    @Rodrigo
    Se a equipe do waninkoko não estiver com múltiplos trabalhos simultâneos, acredito que não demore muito. O problema que estão ainda tentando verificar o bloqueio do firmware 3.4, para posteriormente verificar o 4.0 . Mas é provável que se usarem o mesmo algoritmo, já saia resolução para ambos firmwares. No máximo em 2 meses acredito que esteja tudo funcionando perfeitamente.

  51. Pedro no dia 5/04/2009 às 19:32 disse:

    Ola…

    A regiao do meu Wii eh Europeu. O Zelda
    Twilight Princess precisa ser necessariamente
    Europeu para eu efetuar este procedimento?

    Obrigado

  52. juliano no dia 6/04/2009 às 10:19 disse:

    vlw pela explicação sobre os jogos de gc.
    o meu wii é 3.4 e tem muitos jogos q estao travando nas CG, conversas de RPGs e até em apresentaçoes iniciais dos jogos, testei os mesmos jogos em games destravados com CHIP e la eles rodam normalmente,
    vcs sabem me dizer se é normal ou tem algo errado com meu game ou com o destravamento do msm?

  53. juliano no dia 6/04/2009 às 10:27 disse:

    meu WII é 3.4 destravado no software e tem alguns jogos que estao travando, mas os msm jogos funcionam normalmente em video games destravados com modchip, gostaria de saber se tem algo errado com o destravamento ou se meu aparelho pode estar com problema?

  54. markão no dia 7/04/2009 às 15:52 disse:

    luis, eu ainda nao comprei meu wii. gostaria de saber no que eu devo prestar atençao na hora da compra.(bloqueado ou não, americano ou europeu ou japa, e por favor inclua mais algumas informaçoes que achar importantes.)

  55. luis no dia 8/04/2009 às 17:12 disse:

    @Markão
    Cara, no começo de destravamentos, era essencial saber o tipo do seu console para verificar qual o chip que deveria ser utilizado no desbloqueio. Com o avanço na tecnologia, não é mais tão necessário se preocupar com esta etapa, porém é interessante que seu console seja NTSC-USA. Não que tenha grandes problemas com versões de outros países/continentes (japa e Europeu), porém irá facilitar sua vida para encontrar jogos em locadoras compatíveis com o mesmo.
    É interessante efetuar a compra de consoles um pouco mais antigos que venham com a versão 3.2 de firmware ou anterior, desta maneira poderá fazer alterações no mesmo para funcionar homebrews.

  56. Luis no dia 9/04/2009 às 12:09 disse:

    @Pedro
    É necessário que o jogo seja da mesma região, para que não ocorra brick do videogame e/ou canais duplicados etc.

  57. Luis no dia 9/04/2009 às 12:11 disse:

    @Juliano
    O Destravamento via software utilizado, e o software de execução dos games, forçam o leitor do Wii a funcionar em velocidade 3x. Pode ser este o problema nos jogos de GC. Com os videos perdendo sincronia, ou mesmo travando. Vou verificar se existe um patch para fazer os jogos rodarem em 6x.

  58. Igor no dia 14/04/2009 às 23:55 disse:

    Olá Luis,
    meu nintendo wii tbm é desbloquiado via Soft,
    mais alguns jogos como o Super Smash bros Brawl,
    pegam corretamente, mas nos videos de demonstraçao,
    alguns videos em geral, ficam travando ( lag, etc…)
    queria saber se é do Soft ou do DVD…
    obrigado…

  59. Luis no dia 15/04/2009 às 7:47 disse:

    @Igor
    É devido principalmente ao desbloqueio via software, que obriga o leitor do wii a ficar em 3x.

  60. Igor no dia 15/04/2009 às 7:59 disse:

    Obrigado Luis,
    Estou com outra duvida tbm…
    queria saber se a algum jeito de tirar ou ao menos diminuir esses lags nos videos dos games
    obrigado…

  61. Igor no dia 15/04/2009 às 8:02 disse:

    Desculpe Luis…
    eskeci de perguntar uma coisa acima…
    queria saber se vale mais apena o desbloqueio via software ou via chip…
    queria saber tbm se via chip tem alguns problemas ou erros q nem o via software…
    obrigado…

  62. luis no dia 15/04/2009 às 8:08 disse:

    Olá Igor, a execução do desbloqueio via software só é possível por uma falha de segurança do leitor também, este é o motivo do mesmo ser setado a 3x. Desta maneira é um gargalo de hardware, para solucionar este problema, só mesmo com desbloqueio via modchip. Desbloqueio via chip é caro, sendo o via software possível executar você mesmo.

  63. Davi no dia 15/04/2009 às 14:39 disse:

    Destravei o Wii por software usando o Zelda, já tenho o WAD Manager, Backup Loader e USB-Loader, já uso esse para rodar jogos pelo pendrive. Consegui atualizar o firmware para 4.0, com o Firmware Updater, tudo funciona OK! Só tenho uma dúvida, estou baixando os jogos (backup ou genéricos, como preferir) do Gamecube rodarão com o controle Classic ou do próprio GC? Tenho essa dúvida porque já li que rodam com o controle do console antigo mas o emulador de Super Mário 64 para GC diz que preciso do controle classic para jogar. E aí, qual devo comprar?

  64. Roberto no dia 15/04/2009 às 23:57 disse:

    Olá pessoal,

    Queria saber se no destravamento por software roda-se todos os jogos de wii e de gamecube perfeitamente…
    Ficaria agradecido se alguem respondesse…

    valew!!!

  65. Christiane no dia 16/04/2009 às 9:19 disse:

    Oi Luis,
    tenho um wii do Japão mas sou totalmente leiga sobre ele, e sendo q o menu é todo em Japones só pra dificultar ainda mais, como faço pra desbloquear ele e como saber a versão q ele esta pois tenho o jogo Mario Cart e como li acima ele atualiza né, e se posso destravar se tem algum perigo de perda do console.
    Desde ja agradeço

  66. Goya no dia 16/04/2009 às 9:39 disse:

    Eae rapaziada.
    Tenho um Wii Japones na versão 3.1, nunca foi ligado na net.
    Como faço pra rodar jogos piratas.
    Desculpe minha ignorancia, mas sou bem leigo nessa area.
    Valeu.

  67. Igor no dia 16/04/2009 às 10:32 disse:

    vlw Luis…
    vou ver direito sobre o modchip para ver se vale mais a pena, pq um amigo meu tem por chip e nunca deu um erro nem lag, bm de vez enquando q da q ele flo…
    mais tem gente na net q fla q da erro, jogo nao pega…
    ae vou ver direito…
    xD

    vlw kra…

  68. Luis no dia 16/04/2009 às 11:43 disse:

    @Davi
    Os jogos de GameCube funcionam somente com os controles do próprio console (controles do GC). Caso instale os jogos pelo wad, você pode jogar com o controle clássico, ou do GC.

  69. Luis no dia 16/04/2009 às 11:45 disse:

    @ Roberto
    Então, os jogos de GameCube apresentam lag nos vídeos, pela limitação de leitura de 3x usando destravamento via software. Os jogos de Wii, dependendo do jogo, também pode apresentar esse lag. É o único problema no entanto.

  70. Luis no dia 16/04/2009 às 11:46 disse:

    @Christiane
    Não é problema ele estar em japonês, também sendo possível você alterar o idioma dele, porém o processo não é dos mais simples. Para destravar, siga os passos do tutorial, porém utilize os arquivos específicos para NTSC-Japan. Certifique que seu firmware seja 3.2 para baixo.

  71. Luis no dia 16/04/2009 às 11:50 disse:

    @Goya
    O objetivo do destravamento é rodar homebrews, que são softwares que exploram todo o potencial do videogame. Podendo executar linux, servidor de arquivos, media player e etc. Em alguns casos, por avaria nos jogos originais, algumas pessoas utilizam jogos backup, mesmo que esta prática também seja repudiada pelos desenvolvedores, que a consideram ilegal. O lynko é totalmente contra a utilização de qualquer software de forma ilegal.

  72. Goya no dia 16/04/2009 às 16:12 disse:

    E como faço pra desbloquear sem ter o risco de perder o console?
    Aquele jogo do Zelda tem quer ser da região do meu console e pode ser alugado?

  73. jam no dia 16/04/2009 às 17:47 disse:

    olá luis tudo bem? já tenho tudo pronto no meu sd mas quando vou ao gerenciador de wad e tento instalar o backup lancher ele me faz erro… será que podia me dar uma ajudinha? o meu video game esta com 3.4e

  74. Luis no dia 16/04/2009 às 17:56 disse:

    @Goya
    Se seguir os passo corretamente, não há risco para perder o console. Porém vai algumas dicas pra minimizar ao máximo qualquer eventualidade:
    1. Se for possível ligar o videogame em um no-break para evitar queda de energia elétrica.
    2. Selecionar corretamente o Save Game do Zelda para a Região do console.
    3. Utilizar o Jogo Original do Zelda, na versão correspondente do Console.
    4. Verificar a versão do Firmware de seu console ( 3.2 ou menor)

  75. Luis no dia 16/04/2009 às 17:57 disse:

    @Jam
    Cara, você tem que esperar até lançarem um desbloqueio para sua versão de firmware, pois a versão 3.4 possui um bloqueio para o destravamento. É possível também efetuar um downgrade de firmware, para poder efetuar o desbloqueio corretamente.

  76. Ricardo no dia 17/04/2009 às 9:04 disse:

    Olá Luis,

    comprei um Wii no ML, desbloqueado via software (Twilight Hack), é americano e a versão do firmware é 3,3. Configurei ele todo direitinho, mas minha dúvida é com relação à atualização automática da Nintendo online. Quando configurei a internet, precisava confirmar os termos de responsabilidade, e lá estava escrito q a Nintendo podia atualizar automaticamente quando necessário, e que eu precisava atualizar minha versão de firmware para a nova, acho q 3,4. Tá, mas minha dúvida é se posso ou não atualizar? Correrei o risco de dar brick ou perder o desbloqueio? O cara que me vendeu pelo ML falou q eu podia conectar normalmente, e atualizar sem problemas, mas com tantos problemas q eu leio do pessoal, e todos os detalhes que a gente tem q ficar atento, fiquei com receio… Gostaria de seu conselho: terei algum problema se usar a internet no Wii? Essas atualizações da Nintendo podem causar algum problema no meu aparelho?

    Agradeço a sua atenção!

  77. Luis no dia 17/04/2009 às 9:32 disse:

    @Ricardo
    Olá não aconselho a atualização pela nintendo. É possível sim atualizar para a versão 4.0 que é a ultima no momento utilizando o Firmware Updater 4.0 que é um aplicativo que funciona através do homebrew channel. Tem as mesmas funcionalidades do updater da nintendo, porém a sua execução é em modo texto, e não vem com os bloqueios que indisponibilizam a utilização do desbloqueio via software. Pode usar sem medo, lembrando que o processo é bem demorado, cerca de 15-20 min para atualizar. Espero ter ajudado!

  78. Ricardo no dia 17/04/2009 às 10:16 disse:

    Obrigado Luís,

    só mais uma coisinha: não permitir a atualização pela Nintendo significaria também não utilizar a internet pelo Wii? Eu não teria então como aproveitar os recursos online do aparelho?

    Mais uma vez agradeço a atenção! E obrigado pela dica, com certeza irei fazer!

  79. Luis no dia 17/04/2009 às 10:25 disse:

    @Ricardo

    Pode usar a internet sem problemas, quando fizer a atualização pelo Firmware Updater 4, seu console estará usufruindo o firmware mais novo da nintendo, podendo aproveitar todos os recursos do mesmo. Pode utilizar a internet sem problemas também, que será detectado o firmware mais novo, e não pedirão para instalar outro. Só fique atento para os firmwares que virão posteriormente, e faça o mesmo procedimento (Firmware Updater 4.1, 4.2 … 5.0 …), nunca mais dê update pela nintendo pelo método convencional. Abraços!

  80. Ricardo no dia 17/04/2009 às 10:36 disse:

    Obrigado Luís,

    mas a Nintendo pode atualizar sem minha permissão, não pode? Então se derrepente houve uma atualização e eu não fiquei sabendo, ela pode atualizar meu aparelho sem me pedir autorização, não estou certo? Você me recomendaria algum site onde eu possa consultar de tempos em tempos para ficar por dentro das atualizações?

  81. Eduardo no dia 17/04/2009 às 15:46 disse:

    Luis,

    Por favor amigo, tentei seguir este tutorial mas nao deu certo, estou com o wii americano bloqueado na versão 3.3u e quando tento copiar os arquivos USA do memory pra memoria do wii da esse erro: This data was not copied, pq será q ele nao deixa copiar esse arquivo pra memoria do wii???
    fico no aguardo ancioso pela sua resposta, obrigado.

  82. Davi no dia 17/04/2009 às 15:48 disse:

    Luís, pois é isso que eu achava, mas na loja *//removed*// anunciam um “joypad” idêntico ao controle Classic, que também se conecta ao wii remote e que supostamente é compatível com os jogos de GC. Pergunto: se os jogos de GC desabilitam o Wii Remote, como posso jogar com o Classic ligado nele?

  83. Luis no dia 17/04/2009 às 15:49 disse:

    @ Ricardo,
    utilizando este novo firmware, ele desabilita o update automático. Fique atento somente aos jogos que necessitam de update, quando o assim encontrar, faça o update necessário via homebrew channel, para que não seja necessário efetuar o update pelo jogo.

  84. Luis no dia 17/04/2009 às 15:50 disse:

    @Eduardo,

    Cara, é necessário estar com o firmware 3.2 ou abaixo para efetuar este processo. O firmware´s acima tem proteção contra cópia do save game, para impossibilitar o processo de desbloqueio.

  85. Luis no dia 17/04/2009 às 15:55 disse:

    @Davi

    Cara, eu já vi estes joypad´s que se conectam na entrada de controles de GameCube. Aquela entrada direto no videogame, e não no wiimote. Pois até agora não foi lançado um patch para utilização do wii mote ou o classic nos jogos de GC. Abraços

  86. Eduardo no dia 17/04/2009 às 16:54 disse:

    Luis,

    Obrigado pela resposta, mas no meu caso oq vc recomenda a fazer? Por estar com a versao 3.3u nao tem solucao?? Tem como fazer algum downgrad ou atualizar para uma versao que de? Se tem, teria como me passar algum tutorial q possa me ajudar?
    abraços.

  87. Luis no dia 17/04/2009 às 18:30 disse:

    @Eduardo

    Se você tiver o homebrew instalado anteriormente, é possível efetuar o downgrade do firmware. Mas acredito que não seja o caso não é? É possível esperar por outros meios de destravamento via software futuramente, ou instalar um mod chip. Ficarei atento em alguma dessas possibilidades, e respondo por aqui assim que disponível. Abraços

  88. Wilson no dia 17/04/2009 às 19:08 disse:

    Luis, olá

    Venho acompanhando o seu tutorial há alguns dias, pois estou procurando uma maneira segura de desbloquear meu wii. Touxe ele dos EUA, e a versao que comprei foi a 3.4U.

    tinha visto aqui mesmo (ver sua resposta ao Marcello em 5/03/2009 às 11:31), que era possivel utilizar o mesmo procedimento, porem atentando para nao reiniciar o console durante o processo.

    Duas duvidas:
    1) os ultimos comentarios, voce afirma para todos atentarem para o firmware 3.2 ou menos. O que mudou? nao é possivel efetuar o mesmo procedimento para o 3.4U?

    2) caso seja possivel, como evitar que o wii reinicie apos a instalacao da cIOS?
    Segundo o seu procedimento, entendi que o wii é reiniciado “automaticamente” apos a instalacao da cIOS. (ver trecho do procedimento de instalacao dos homebrews “…depois é só pressionar novamente qualquer botão para reiniciar o Wii”)

    Obrigado pela atencao
    Parabens pelo suporte que voce tem dado a todos os que te visitam.

  89. Igor no dia 17/04/2009 às 23:35 disse:

    Luis,
    queria saber como fazer as atualizaçoes dos firmware’s atuais, pq como vi nao se deve fazer pelas atualizaçoes normais da net do wii.

    Obrigado

  90. Igor no dia 17/04/2009 às 23:40 disse:

    Luis,
    outra coisa q eskeci de perguntar acima, xD”…
    Ja entendi sobre o caso dos lags e bugs do software…
    Agora queria saber se eh possivel atualizar normalmente o Wii com o Modchip pela net…
    pq estou pensando bm em desbloqui-lo via chip…
    e tambem, como citei a alguns posts atras, queria saber se os jogos pegam melhores do q os via software, pois os games em wii’s desbloquiados via modchip q ja joguei, nao deram nem um erro, mais em alguns blogs e sites nao net, mts pessoas reclamam do chip, por isso estou em duvida.

    Obrigado

  91. Ricardo no dia 18/04/2009 às 6:44 disse:

    Oi Luis,

    seus conselhos estão me ajudando muito. Ontem eu comecei jogar o Super Mario Galaxy, e percebi que nas cenas onde exige mais do aparelho (as CGs de mais resolução, por exemplo quando o Bowser chega pra raptar a princesa no começo do jogo), a cena fica lenta, e acontecem algumas “engasgadas” no áudio. Tinha lido que isso acontece com alguns jogos, e é um dos “efeitos colaterais” do destravamento via software. Gostaria de saber:

    1-) Há alguma maneira de impedir isso? Algum programinha via Homebrew por exemplo?

    2-) Com a atualização de firmwware pra 4.0 este problema desaparece?

    Obrigado pela atenção
    E, como o amigo aí em cima, o parabenizo também pelo suporte ao pessoal que visita o seu blog!

  92. Perez no dia 22/04/2009 às 12:44 disse:

    Luis,

    Parabénes pelo site !
    Tenho um WII, comprado nos EUA com a versão 3.4U, ele pode ser destravado pelo tutorial acima ?
    Tem risco do aparelho travar (brick) ?
    Agurado sua resposta

  93. Luis no dia 22/04/2009 às 16:20 disse:

    @Wilson

    Pode efetuar os passos sem medo, os novos pacotes de atualização já funcionam perfeitamente no 3.4u. Siga o procedimento sem medo.
    Abraços

  94. Luis no dia 22/04/2009 às 16:27 disse:

    @Igor
    Com modchip instalado deve se preocupar com a atualização pois a mesma pode travar a utilização do homebrew channel. è possível utilizar o Wii Updater via homebrew channel que é a atualização de seu console de modo seguro, sem bloqueios.
    Realmente a utilização do desbloqueio via software deixa alguns jogos com lag, principalmente em telas de CG.
    Abraços

  95. Luis no dia 22/04/2009 às 16:31 disse:

    @Ricardo

    No momento não existe nenhum patch para este problema, uma solução são as memórias flash de alto desempenho, e a utilização do homebrew via entrada usb. Desta maneira não utiliza o leitor do wii (que funciona com 3x devido ao desbloqueio via soft).
    Não testei a total funcionalidade, pretendo testá-la com pen drive e hd externo usb para testar o desempenho.
    O Firmware 4.0 habilita várias funções no wii, como o backup de seus canais no SD, porém não modifica esses efeitos colaterais. Recomendo fazer o update via homebrew channel com o updater do waninkoko.
    Abraços

  96. Thais no dia 22/04/2009 às 16:40 disse:

    Olá Luis! Achei bem interessante seu tutorial, e tava lendo umas respostas suas, porém não encontrei o que procurava, as duvidas são meio noobs, perdoe :(

    1-Tenho que estar com o wii conectado para fazer esse procedimento?

    2-acho que meu wii é americano, ele precisa ser atualizado antes? nunca atualizei e nem sei qual é a versão dele…

    3- caso o procedimento nao funcione, tem como eu ‘deletar’ e voltar tudo ao normal? se nao funcionar, pode brickar o wii ou algo do genero?

    4- quando ele funciona, fica mais lento mesmo? ele roda todos os dvds ntsc que eu comprar, mesmo sendo piratas, dai?
    obrigada pela assistencia e perdoe por tantas perguntas. :B

  97. Luis no dia 22/04/2009 às 16:46 disse:

    @Thais
    Seu wii nao precisa estar conectado a internet para o procedimento. O ideal é que também não esteja atualizado. Se o procedimento não funcionar, geralmente não há nenhum dano no console, pois o erro será da não possibilidade de instalação do software. Caso seja um erro mais grave, ou falte energia elétrica, ou atualização com região diferente, pode sim haver um bloqueio no aparelho.
    O jogo fica mais lento devido a limitação do leitor a 3x.

  98. Roberto Fialho no dia 24/04/2009 às 16:24 disse:

    Luis,, Teria como eu desativar o recurso para rodar os jogos originais sem dar trava? ou mesmo os jogos originais dariam um lag devido a limitaçao 3x?

  99. Perez no dia 25/04/2009 às 20:01 disse:

    Luis

    Pelo que entendi, o WII (3.4U) pode ser destravado pelo tutorial acima, porém ainda tenho algumas dúvidas
    (1) Depois de feito é possível desfazer , ou seja voltar ao status inicial do aparelho ?
    (2) O leitor do DVD passa a operar em 3X, isso pode danificar o leitou ou diminuir sua vida útil ?
    (3) É possível rodar os jogos também por pendrive ou cartão SD ?
    (4) Depois de destravado, posso utilizar a internet e também jogar por ela ?
    Desde já agradeço

  100. Luis no dia 26/04/2009 às 8:41 disse:

    @Roberto Fialho
    Os jogos originais não terão problema algum, pois você irá utilizar o canal principal de rodar jogos. O Leitor só ficará em 3x, ao usar o backuplauncher, ou software semelhante para rodar homebrews.

  101. Luis no dia 26/04/2009 às 8:47 disse:

    @Perez
    1. Sim, é possível voltar ao status original do aparelho. Basta fazer update de firmware original, para instalação dos IOS da nintendo, ou rodar um homebrew que faça este procedimento.
    2. O leitor de DVD só ficará em 3x quando utilizar o backup launcher, para rodar homebrews, se utilizar o canal principal de jogo, com jogos originais, seu wii funcionará como antes, com leitor a full speed. Com certeza a leitura a 3x diminui a vida útil do leitor, pois geralmente o leitor abaixa a velocidade para conseguir ler jogos arranhados e afins, porém no caso de desbloqueio via software do wii, é utilizado uma falha do leitor para rodar os homebrews, por isso ele é travado a 3x.
    3. É possível rodar os jogos por pen drive, cartão SD, Hd externo USB e afins. Aconselho este método para conservar o leitor de seu videogame, e a praticidade do método.
    4. Pode usar a internet normalmente, jogar on-line, ou qualquer outro recurso que não seja update de firmware. Sempre que perceber que um firmware novo for lançado, procure o mesmo na versão própria pro desbloqueio via software. Passe para seu cartão SD o mesmo, e atualize o firmware com a versão segura pelo homebrew channel, para não ter seu console travado novamente.
    Abraços Perez, espero que suas dúvidas esclareçam demais visitantes!
    Obrigado pela visita!

  102. claudio no dia 27/04/2009 às 22:32 disse:

    Luiz,

    tenho um wii desbloqueado com chip, não sei qual chip, tá com versão 3.1U, não consigo rodar o backup do jogo lego batman (o resto tá rodando tudo), tem algum problema eu fazer o desbloqueio pelo software, caso positivo eu poderia usar os dois canais para rodar os jogos ou vc me aconselha outro procedimento.

  103. Marcelo no dia 27/04/2009 às 22:55 disse:

    Luis

    Meu wii chegará de washington dia 1 de maio,e tenho somente 4 perguntas a fazer:

    1- Seguindo esse procedimento meu wii ira funcionar com homebrews de qualquer regiao?

    2- Este procedimento danifica o aparelho de alguma forma?

    3- O Twilight Hack encontrado no YouTube é a mesma coisa? Olhei alguns videos e parece que seguem os mesmos preocedimentos.

    4- Este procedimento alem de destravar o aparelho fais alguma coisa a mais?

    Desde já Agradeço a Atenção.

  104. claudio no dia 28/04/2009 às 5:14 disse:

    Luiz,

    completando, tenho quase certeza que meu chip é o d2ckey, pelo que andei pesquisando ele não precisa de atualização, só não consegui rodar o super smash bros brow e o lego batman (meu filho de 05 anos está me pertubando para jogar o game do batman, tentei gravar os backups diversas vezes, com midias diferentes e todas deram erros), meu wii é um pouco teimoso, não aceita todas as midias, só aceita a sony -R, nenhuma ridata deu certo e olha que tentei várias de vendedores diferentes.

    desde já obrigado e um abraço

  105. Luis no dia 28/04/2009 às 7:44 disse:

    @Claudio

    Instale o Homebrew Channel, e pegue o arquivo de atualização segura de firmware: Firmware Updater 4 do waninkoko. Possivelmente o lego batman necessite de atualização. Quando fizer o download, renomeie o arquivo .elf, ou .dol para boot.dol/boot.elf , insira o mesmo dentro da pasta app, que irá criar no SD, e baixe um gerador de meta (meta.xml) para que o homebrew channel possa encontrar o Updater no SD. O gerador de meta cria um arquivo .xml que você coloca dentro da pasta “sd: app/Homebrew Updater 4/” com a descrição do arquivo de update.
    Abraços

  106. Luis no dia 28/04/2009 às 7:48 disse:

    @Marcelo

    Com este procedimento será possível executar homebrews NTSC-USA como o é seu caso, e utilizando softwares específicos para rodar homebrews de outra região também. Este procedimento se feito de forma correta, e sem adversidades (queda de energia, vairação de energia, sd defeituoso), funciona perfeitamente. Mas é um procedimento delicado, siga os passos atentamente. Twilight Hack é o procedimento para iniciar o processo de utilizar homebrews no Wii.
    Este procedimento apenas garante maior liberdade aos usuários do Wii, em instalar aplicativos caseiros, ou rodar softwares interessantes como linux.
    Abraços

  107. Luis no dia 28/04/2009 às 7:53 disse:

    @Claudio
    Atualize o seu console com o updater seguro de firmware do waninkoko, como respondi no comentário acima (2x acima), para rodar os jogos originais mais novos.
    Aconselho a efetuar a compra do jogo original.
    Abraços

  108. claudio no dia 28/04/2009 às 16:05 disse:

    Luiz,

    existe alguma forma de atualizar meu WII para versão 4.0 sem instalar o homebrews, caso positivo, como?

    obrigado

  109. Marcos no dia 29/04/2009 às 16:51 disse:

    Minha prima está vindo de Londres agora em maio e pretendo pedir a ela que traga um Wii para mim, mas antes quero me certificar que ele rodará direito aqui. Alguém sabe dizer o que eu terei que fazer? Todas as funções do Wii serão preservadas numa eventual conversão/destravamento?
    Desde já agradeço pela colaboração!
    Marcos Abinasse

  110. Renato no dia 29/04/2009 às 16:57 disse:

    Luis, vc tem o link onde encontro os arquivos pra versão 3.3u???
    Os arquivos q encontrei na net eram pra versão 3.4u =/
    Desde já agradeço…

  111. Luis no dia 30/04/2009 às 8:19 disse:

    @Claudio

    Instalar pelo homebrew channel é a única forma segura no momento para desbloqueios por software.

  112. Luis no dia 30/04/2009 às 8:24 disse:

    @Marcos

    O wii que sua prima comprar na europa será no padrão PAL, os wii´s da américa latina e japão vem no formato de vídeo NTSC. Se sua TV tiver a conversão de video (NTSC/Pal-M/Pal-n) no qual a maioria das TV´s atuais tem, não haverá problema. Só poderá rodar jogos originais Europeus (PAL), pelo canal principal de rodar jogos, senão haverá diversos problemas se rodar algum jogo NTSC, até o brick do aparelho (parar de funcionar).
    Caso execute o desbloqueio via software, você poderá rodar todos os jogos originais de todas as regiões, através de aplicativos no homebrew channel. Estes aplicativos irão modificar o padrão do Video, fazendo a conversão: NTSC->PAL.
    Abraços

  113. Luis no dia 30/04/2009 às 8:25 disse:

    @Renato

    Teve algum problema utilizando os arquivos da 3.4? No site do waninkoko tem os arquivos disponíveis.

    Abraços

  114. terry no dia 30/04/2009 às 8:55 disse:

    1. Oi colega, o backup laucher pode ser instalado normalmente na versao 3. e 3.2?
    2. Tenho um na versao 3.3j e fiz o procedimento, e deu tudo certo, mas o jogos pal pega em preto e branco, e meu amigo destravou tb mas a versao dele e 3.4j e os jogos pal pegam colorido. pq ?
    valeu colega e parabens pelo tutorial.

  115. Luis no dia 30/04/2009 às 9:05 disse:

    @Terry

    1. Olá, pode ser instalado sem problemas nas versões anterios sim.
    2. Seu console é NTSC, os jogos PAL funcionam em outra frequência, esta diferença faz com que fiquem em preto e branco. Tem a opção no backuplauncher ou softchip para mudar o padrão de cor para NTSC. Que provavelmente seu amigo utilizou, deste modo fica colorido.
    Lembrando que sua TV tem que suportar o padrão de cor NTSC.

  116. EZEQUIEL ANTUNES no dia 30/04/2009 às 18:49 disse:

    Ola meu amigo; obrigado; depois de muitas tentativas tive sucesso. Valeu hein. Mestre.

  117. Perez no dia 30/04/2009 às 23:32 disse:

    Luis,

    Depois que terminar tenho que ter sempre o cartão SD inserido no WII ? Ou Tem como gravar o Homebrew Channel dentro da memória do WII ?
    Pois após fazer este procedimento eu retirei o cartão de mémória SD e o Homebrew Channel não funcionaou nem o DVD original.
    Desde já agradeço a resposta.

  118. terry no dia 1/05/2009 às 4:04 disse:

    valeu colega , fiz isso realmente pegou colorido, vlw.
    gostaria de saber se tem diferenca entre 3.3 e 3.4 qt ao destravamento . ja que estou satisfeito com 3.3.
    se tem jogo japones que atualiza pra 3.4, ,muito obrigado.

  119. Luis no dia 1/05/2009 às 10:59 disse:

    @Ezequiel Antunes

    Fico feliz que tenha dado certo Ezequiel! Grande Abraço!

  120. Luis no dia 1/05/2009 às 11:01 disse:

    @Perez

    Você tem duas opções de instalação Perez. Instalar como WAD que fica o programa nos canais principais do wii, aqueles que aparecem quando você liga o mesmo. Ou executar os programas dentro do Homebrew channel.
    Todos os programas do Homebrew channel devem estar dentro do SD, e o mesmo deve estar inserido no console para que funcione.
    Abraços

  121. Luis no dia 1/05/2009 às 11:02 disse:

    @Terry
    Não execute nenhum update seja pelo DVD do jogo, ou pela internet através da nintendo. Faça download do Firmare Updater 4 do waninkoko, e execute o mesmo através do homebrew channel. Ele vai conectar no site do waninkoko e fazer o download e instalação do firmware numa versão segura ao console. Lembre-se em baixar um programa gerador de xml, meta.xml e colocar todos os arquivos dentro da pasta “app” dentro do SD para poder executá-lo pelo homebrew channel.
    Abraços

  122. Perez no dia 1/05/2009 às 21:36 disse:

    Luís,
    Realizei todo o procedimento no meu WII (3.4U) o homebrew channel com todos os programas estão instalados no SD e no WII menu ficou instalado o Backup channel e o DiskDumper.
    Porém quando coloco um DVD-R Elgin (gravado em 4X no NERO) no
    Backup channel, no BackUp Launcher (não aparece LaunchGame) e no SoftChip (não abre o menu de seleção) a em todos a tela fica preta e congela.
    O que será que fiz de errado ou não fiz ?
    Posso repetir algum procedimento ?
    O que tenho que fazer ?
    Pode ser da gravação ou da mídia ?
    Desde já agradeço
    P.S.: Os jogos originais estão rodando

  123. Perez no dia 1/05/2009 às 23:47 disse:

    Luis

    Tentei rodar o gerenciador de Wads para instalar a wad IOS16 (que não tem o 16 ecrito no icone) e não consegui, logo não consegui instalar a wad IOS16-64-v257.wad.
    Percebi que quando rodei o intalar-Cios Custon deu um erro na segunda opção >> intalling Ticket … erro ! (ret=-2011)
    Tam alguma coia a ver ?
    O que devo fazer ?

  124. Luis no dia 2/05/2009 às 8:12 disse:

    @Perez
    Os jogos originais funcionam pelo backuplauncher?
    Há alguns problemas relatados no destravamento pela versão 3.4, que origina o erro 2011. Verifique se há blocos livres na memória do Wii.
    Será necessário baixar o pacote de downgrade, e utilizá-lo via homebrew channel. Execute o mesmo, e volte o firmware para a versão 3.2U (NTSC). Certifique-se que os IOS instalado sejam substituidos no downgrade (acontece normalmente, só verifique se não apareça algum erro). Após efetuar o downgrade, execute os passos novamente. Caso haja falha de downgrade em alguma IOS, é comum aparecer erro semelhante ao 2011.
    Abraços

  125. Fábio no dia 2/05/2009 às 12:14 disse:

    Luis,

    Acompanhando o seu forum (muito bom por sinal), vi que o único ponto negativo do desbloqueio via soft é o desgaste do leitor.
    Então, para que isso não aconteça, podemos rodar os jogos a partir de HD externo.

    Como eu faço isso? eu tenho um HD ext de 320gb…

    o que eu preciso para rodar as isos do HD??

    abraços

  126. Perez no dia 2/05/2009 às 16:26 disse:

    Luis,

    Obrigado pela ajuda.

    Mas, como faço para dar dowgrade para 3.2U tenho que baixar algum pacote ? Existe algum tutorial ?
    Tive que devolver o jogo e tenho que devolver o cartão posso fazer uma cópia do cartão para outro ?

  127. Nilson no dia 2/05/2009 às 19:18 disse:

    Prezado Luis, li todo o forum e te parabenizo pela qualidade das suas infomações.
    Não encontrei nenhum cara tão comprometido com os participantes de um fórum dessa natureza.
    Eu tenho 36 anos e vou comprar 1 WII para brincar com meu filho de 4 anos. Depois de ter lido muito a respeito, estou em dúvida se compro destravado pelo chipmod Wiikey 2 que me parece muito confiável e muito mais fácil, pois não tenho muito tempo para poder descobrir como atualizar os programas, para baixar, como instalar e jogar e assim pr diante, então, eu pergunto: A atualização via DVD do Wiikey 2 é muito mais fácil e mais segura que via sofmod?
    O risco de perder a destrava via software por alguma atualização indevida não é maior que por chipmod?
    Na destrava por chip eu também posso usar a internet e jogar online sem risco de perder a destrava? E por último é possível fazer voltar ao original apenas desconectando o cabo lógico do chipmod.
    Desde já agradeço muito.

  128. Luis no dia 2/05/2009 às 19:35 disse:

    @Fábio

    Basta fazer o download do homebrew “SD/USB Loader v1.5″ . Desta forma poderá executar aplicações a partir de dispositivos de armazenamento em massa. Abraços!

  129. Luis no dia 2/05/2009 às 19:39 disse:

    @Perez

    Baixe o pacote de downgrade do waninkoko. Se já tiver instalado o homebrew channel, não irá precisar do twilight novamente. Aconselho ter um SD especialmente pro wii, pode fazer cópia dos dados do SD sem problemas.
    Abraços

  130. Luis no dia 2/05/2009 às 19:40 disse:

    @Nlson

    Realmente o destravamento por modchip é mais cômodo pela facilidade. A única vantagem do desbloqueio por software é poder fazer em casa sem custo adicional.
    A maioria dos modchip funcionam em modo stealth, para que o console não perceba sua presença. O mesmo é soldado na placa mãe do videogame, não podendo ser facilmente removido.
    Ambos podem serem utilizados para jogos on-line. É necessário cautela no update de firmware em ambos os casos. Pois desabilitam algumas funções do videogame. Porém as desvantagens se isso acontecer são maiores no desbloqueio por software.
    Abraços

  131. rodrigo no dia 3/05/2009 às 1:47 disse:

    ainda vai demorar pra sair a destrava 4.0?
    são vcs mesmos que desenvolven os metodos de desbloqueio?
    eu ja tinha perguntado antes, meu wii ta atualizado e sem nenhum home brew instalado para fazer o downgrade :(

  132. Nilson no dia 3/05/2009 às 21:11 disse:

    Boa noite Luis,

    Agradeço imensamente pela consultoria.
    Vou investir no console com modchip.
    Um abraço!

  133. Ricardo no dia 4/05/2009 às 11:50 disse:

    Boa tarde Luís,

    gostaria de tirar uma nova dúvida com vc. Eu baixei uns jogos de Game Cube aqui, gravei o Luigi’s Mansion em um DVD virgem com o Image Burn, até aí tudo certo. Quando coloquei ele no Wii, o videogame não leu, apareceu aquela tela de WARING em preto, mandando eu consultar o manual e tudo mais, e para apertar o A, então eu volto para o Menu do Wii novamente. Vc teria alguma idéia do que está acontecendo? Ainda não tenho os controles nem o Memory do Game Cube, já estou providenciando, mas eu queria ao menos testar para ver se o aparelho rodava esses jogos, será que o fato de não haver um controle nem um Memory de GC tem alguma coisa haver? Meu Wii é destravado via software.

    Agradeço a atenção.

    Um abraço!

    Ricardo

  134. Ricardo no dia 4/05/2009 às 12:01 disse:

    Oi Luís,

    li aí em cima que dá para rodar isos a partir de um HD externo no Wii. Vc falou que é necessário baixar um Homebrew, ceto? Baixado esse Homebrew, onde conecto a HD? E como farei exatamente para rodar essas isos? Rodando por HD a velocidade do Mario Galaxy (meu Wii é desbloqueado via software, e dá um pouco de lag nesse jogo) fica normal?

    Obrigado mais uma vez.

    Ricardo

  135. Luis no dia 4/05/2009 às 12:19 disse:

    @Ricardo
    Instale este homebrew para rodar homebrews de GC: “GameCube Backup Launcher 0.2 for Wii”

    Ele tem 2 modos de funcionamento: Wii e GC Mode. Quanto estiver no modo Game Cube, algumas funções do wii serão desabilitadas para melhor otimização.

    É possível rodar jogos originais a partir de HD ou memória flash. No caso do HD ou pen drive, basta conectá-lo a porta USB traseira do videogame ao executar o homebrew. Lembrando que o HD precisa ser um HD USB ou em um dispositivo que de suporte USB ao HD. É possível executar tambem através do cartão SD frontal.

    Este homebrew é otimizado para execução de alguns jogos originais, é necessário conferir o nível de compatibilidade e velocidade com o jogo original mencionado. Porém, na maioria das vezes é mais veloz.

    Abraços

  136. Thyago no dia 4/05/2009 às 14:02 disse:

    putz, meu Wii é 4.0u , e agora? :~~

    nao existe alguma opção que volte a versão anterior?

    obrigado!

  137. Luis no dia 4/05/2009 às 14:37 disse:

    @Thyago
    Existe uma maneira de instalar o homebrew channel através de um spoof do jogo super mario bros de nes (Virtual Console). Porém sua veracidade ainda não é confirmada, mas é uma alternativa a ser considerada.
    O processo é semelhante ao twilight hack, alterando arquivos no sd para execução durante o jogo.
    Abraços

  138. Rafael Vitor no dia 5/05/2009 às 15:17 disse:

    Como eu faço para instalar o Homebrew no meu Wii americano atualizado para o firmware 4.0??
    Obrigado antecipadamente,
    Rafael

  139. victor no dia 5/05/2009 às 19:06 disse:

    Oi, gostaria de saber se super mario galaxy é bloqueado para destravamento via software. Ouvi dizer que o backup do mesmo tem um bloqueio para wii’s destravados.

  140. Luis no dia 6/05/2009 às 14:09 disse:

    @Rafael Vitor

    O procedimento acima não é válido AINDA para este firmware. Porém há desenvolvimento num hack à partir do Mario Bros do Virtual Console. Esta brecha seria possível instalar o homebrew na versão 4.0 .
    Porém o procedimento ainda não foi validado.
    Abraços

  141. Luis no dia 6/05/2009 às 14:13 disse:

    @Victor

    Os desbloqueios anteriores com wii-key, apresentavam problema no modo backup de alguns jogos. Porém nas novas atualizações funcionam perfeitamente.
    Abraços

  142. Fábio no dia 6/05/2009 às 20:59 disse:

    Luis,

    Instalei o HBC e pretendo instalar o USB Loader. Porém preciso instalar, antes, a cIOS36 10.
    Peguei o arquivo do site do waninkoko porém da um erro quando tento instalar. O que eu preciso para instalar esse cIOS??

    Nunca instalei nenhum cIOS no wii. Tem algum pre-requisito pra instalar essa versão?

    Obrigado

  143. SIDNEY no dia 7/05/2009 às 9:30 disse:

    Eu mandei destravar meu Wii ( Jap ) via software, rodo todos os jogos backup normalmente só que eu comprei o jogo pes 2009, e na tela aparece error 2002.
    Qual o procedimento que eu devo fazer ? Se possivel passo-a-passo, desde já se puder me ajudar eu agradeço !!

  144. SIDNEY no dia 7/05/2009 às 9:33 disse:

    Ah, Luis o que você sabe sobre o DriveKey, será que é confiavel ?

  145. Perez no dia 8/05/2009 às 6:05 disse:

    Luis

    Não sei se voce lembra do meu caso …, não consigo instalar a wad IOS16-64-v257.wad, quando rodo o Cios Custon dá um erro na segunda opção >> intalling Ticket … erro ! (ret=-2011)

    Voce me perguntou se jogos originais funcionam pelo backuplauncher?
    Não eles só funcionam pelo canal normal.

    Voce me recomendou fazer um downgrade da versão 3.4U para a 3.2U, procurei na internet mas não consegui nenhum tutorial seguro, voce terial algum para me indicar ?

    Esta seria a única solução, para o meu caso ? Li que vária pessoas conseguiram rodar o procedimento na versão 3.4U. Será que eu fiz algo errado (ou o arquivo esta danificado)?

    Desde já agradeço.

  146. Luis no dia 8/05/2009 às 7:05 disse:

    Fábio,

    Qual seria o erro que apresenta? E qual a versão de seu firmware? Alguns cIOS necessitam de outras versões instaladas anteriormente para que seja possível a instalação.
    Abraços

  147. Luis no dia 8/05/2009 às 7:10 disse:

    Sidney,

    O Erro #002 é um erro comum facilmente solucionado. Já respondi acima para outras pessoas, vou colar aqui o procedimento:

    ->
    Vc tem o Homebrew Channel instalado?
    Se sim, vá em seu SD, crie uma pasta chamada apps, e dentro desta pasta crie outra chamada Backup Launcher.

    Faça download do arquivo Gamma002fix_r2.dol, e o renomeie para boot.dol e coloque este arquivo dentro da pasta Backup Launcher que acabou de criar.

    Agora você já pode dar boot no arquivo de patch do erro #002 dentro do Menu do Homebrew channel.
    <-

    Há também possibilidade de utilizar launchers que apresentam um menu antes da inicialização do backup, onde é possível inicializar em modo protegido para o erro #002.

    Já verifiquei muitos problemas em alguns homebrews utilizando o drive key, porém tendo o mesmo instalado corretamente, é uma opção.

    Abraços

  148. Luis no dia 8/05/2009 às 7:15 disse:

    @Perez

    Lembro sim do seu caso. É uma falha que apresenta especificamente no firmware 3.4. Porém nem todos os Wii na utilização do desbloqueio apresentam este erro.
    Desta forma, é necessário efetuar um downgrade para que os cIOS que apresentam as falhas sejam substituidas. Assim, ao refazer o procedimento de desbloqueio, o mesmo funcionará perfeitamente.

    O erro esta especificamente na instalação do desbloqueio via software. Por isso a necessidade do downgrade.

    Pelo que me informei, é um problem mesmo no firmware, porém tente sim refazer o procedimento todo antes de fazer o downgrade e verifique o funcionamento.

    Aconselho ir no site do waninkoko para se informar de qualquer procedimento de downgrade seguro.

    Abraços

  149. thiago henrique no dia 8/05/2009 às 16:10 disse:

    o meu wii é destravado com o modchip WIINJA portanto não roda todos meus backups originais,tem como eu desbloquea-lo com esse sistema e jogar os jogos que não rodam no meu modchip,como marios e jogos mais novos?
    desde ja obrigado

  150. robson no dia 9/05/2009 às 5:56 disse:

    Ola Luis, eu tinha feito esse tutorial no meu wii japones e estava funcionando muito bem, mas apareceu uma mensagem na tela e eu cliquei, atualizou meu wii para a versao 4.0 e sumiu tudo, o homebreware channel, e eu nao consigo copiar o arquivo de novo do jogo zelda, para o wii..Vc poderia me ajudar?

  151. hiro no dia 9/05/2009 às 9:45 disse:

    Luiz blz muito bom sua atitude de ajuda a galera disisperada para destravar o wii .eu tambem tenho o meu disispero comprei wii japones 4.0j .se nao da pra destravar via soft se eu instalar wiikey2 tem jeito… valeu por hora

  152. Luiz no dia 11/05/2009 às 6:54 disse:

    @Thiago Henrique
    O Desbloqueio via software é atualizado constantemente, perfeito para rodas os mais novos homebrews.
    Abraços

  153. Luiz no dia 11/05/2009 às 6:58 disse:

    @Hiro
    É necessário que seu wii seja compatível com o modchip especificado. Há diferentes placas-mãe do console, cada uma compatível com uma versão do mesmo.

    Estão desenvolvendo outra forma de desbloqueio através do virtual console, com jogo mario bros. Porém ainda não está 100% funcional.
    Abraços

  154. Luiz no dia 11/05/2009 às 6:59 disse:

    @Robson
    O Firmware 4.0 da nintendo bloqueia a maioria dos homebrews. É neessário esperar a total funcionalidade no spoof do mario bros, para poder rodar novamente o homebrew channel.
    Abraços

  155. João no dia 11/05/2009 às 8:21 disse:

    Luiz,

    Parabéns pelo excelente trabalho que tem realizado.
    Tenho umas dúvidas meio noobs:

    1 – Para jogar on-line é necessário o jogo original ou posso utilizar os back-ups?

    2 – Caso sejam necessários jogos originais para jogar on-line, qual a vantagem de conectar o wii na net, já que corro o risco de atualizar o VG com uma firmware não segura?

    3 – Qual é o site do “waninkoko” que sempre cita para pegar arquivos?

    4 – Mesmo para atualizar a firmware (segura) para a 4.0 eu preciso pegar o arquivo antes ou posso fazer direto pelo homebrew channel e ele se conecta automaticamente ao site do waninkoko?

    (Meu wii é destravado via software, tem a firmware 3.4U e é americano)

    Desde já agradeço,

    Abraços

  156. João no dia 11/05/2009 às 8:25 disse:

    Luiz,

    Desculpe-me, mas esqueci de outra pergunta:

    É verdade que o back-up de “Zelda TP” não roda nos games destravados via software? (foi o que me disseram na loja de jogos)

    Abraços.

  157. Luis no dia 12/05/2009 às 11:58 disse:

    @João

    Pode utilizar de backups dos jogos originais para jogar on-line.

    Sempre atualize antes o seu console via homebrew channel, quando verificar a existência de firmware novo.

    O blog do waninkoko é este: Site Porém, não aconselho a executar nada do site que já não tenha sido testado previamente, ou indicado.

    Quando cito fazer upgrade de firmware pelo homebrew channel, você deve fazer download do respectivo updater seguro no site do waninkoko, e instalá-lo no homebrew. Este upgrader, conecta no site do waninkoko e faz o update seguro pra vc.

    Abraços!

  158. Luis no dia 12/05/2009 às 12:00 disse:

    @João
    Pode ser uma versão anterior de desbloqueio via software.
    Abraços

  159. Victor no dia 12/05/2009 às 13:34 disse:

    olá luis,
    gostei muito do seu tutorial, mais num encontrei os arquivos para baixar, vc poderia me mandar os links ??
    desde já agradeço

    mto obrigado

  160. Ricardo no dia 14/05/2009 às 20:44 disse:

    Oi Luís,

    preciso de sua ajuda, estou desesperado… meu aparelho é desbloqueado via software, era versão 3.3U. Fiz o downgrade para a versão 3.2 e utilizando o Firmware Updater 4.0 fiz a atualização. Não teve nenhum problema visualmente, mas estou colocando os jogos para rodar e não está mais rodando nenhum! Faz um barulho muito feio do leitor, e não lê, nem desliga, nem nada, tenho q tirar da tomada para conseguir tirar o DVD e desligá-lo… Não tenho a mínima noção do q aconteceu… O q vc acha q pode ter acontecido e o que eu faço para consertar esse estrago?…

    PS – Quando entrei no HomeBrew a 1ª vez, apareceu uma mensagem falando q a versão do meu HomeBrew era beta9.0 e q tinha uma versão nova. Por ser HomeBrew eu permiti a atualização… será q foi isso q deu esse problema?…

  161. Luis no dia 16/05/2009 às 6:30 disse:

    @Victor

    Infelizmente não posso indicar os links pela política do site. A matérias são meramente informativas, com aspecto jornalístico.

  162. Luis no dia 16/05/2009 às 6:33 disse:

    @Ricardo

    É possível que tenha dado erro em seu homebrew. Tente executar uma versão atualizada, ou voltar para a versão anterior. Desta forma será possível traçar o problema. Você saberá se o erro está no update da nova versão de firmware, ou no homebrew.
    Há possibilidade de algum erro no update firmware também, alguma ios mal instalada. Lembrando que o desbloqueio via software força o leitor do Wii, diminuindo sua vida útil. Mas neste caso, acredito que seja alguma má instalação.
    Abraços

  163. Luis no dia 16/05/2009 às 20:35 disse:

    Lembrando a todos, que mesmo que tenham instalado o Home Brew channel, é necessário ter todas as cIOS instalados, antes de efetuar um safe updater para versão 4.0. Desta forma evitar os erros: ret = 4100 ou 2011

    Abraços

  164. Juliana no dia 18/05/2009 às 10:52 disse:

    Olá meu wii é destvado via software , gostaria de saber se dá para fazer as atualiazações de sistema??? e tambem atualização do jogo ???Caso eu atualize eu perderei o meu desbloqueio????

    Bjs

  165. jonas no dia 18/05/2009 às 13:07 disse:

    boa tarde. tenho um wii versao 3.4 destravado via soft, mas da erro 2 em alguns jogos oque devo fazer. tens como passar um passo a passo. acho que este erro 002 e o problema de varias pessoas.
    desde ja agradeco

  166. renato no dia 21/05/2009 às 10:31 disse:

    Luis, bom dia!
    Acabei de trazer um Wii americano e não sei se o procedimento descrito por você funciona. Como faço pra saber se ele funcionará? Não consegui encontrar a versão do sistema operacional.
    Se eu cometer alguma falha neste procedimento de instalação, posso perder o video game?
    obrigado e aguardo.

  167. Lucas no dia 22/05/2009 às 19:48 disse:

    Luiz gostaria de tirar uma duvida…
    comprei o nintendo wii destravado com o programa backup launcher, mas alguns jogos ele nao esta rodando, por exemplo o medal of honor, e o call of duty, por que sera q isto esta acontecendo???
    ja por outro lado era roda bem jogos como o Mario kart..
    Gostaria de saber a sua opiniao sobre essa falha, visto q vc é expert no assunto..
    desde ja obrigado..

  168. Luis no dia 23/05/2009 às 7:37 disse:

    @Juliana

    Se fizer as atualizações do sistema de modo convencional pela nintendo, ou pelos jogos, irá perder o desbloqueio por software sim. Tem que rodar aplicativo de update de firmware seguro do waninkoko.

  169. Luis no dia 23/05/2009 às 7:39 disse:

    @Jonas
    Use o homebrew channel para executar o jogo. Dentro dos programas de execução existe a opção de erro #002.
    Já expliquei nos comentários acima como corrigir este erro.
    Abraços

  170. Luis no dia 23/05/2009 às 7:42 disse:

    @Renato

    O único risco real renato é a energia cair durante o processo de update de firmware. Desta forma, com certeza vocÊ perderá o console. Se puder executar os passos usando um no-break, é aconselhável.
    Se executar todos os passos como descritos, as chances de algum problema grave são mínimos, ainda não notifiquei nenhum usuário que voltou ao site para reclamar deste ocorrido.
    Você deverá confirmar a versão de seu firmware na tela de configuração do aparelho, fica no canto superior direito: V3.4 (como exemplo).
    Abraços

  171. Luis no dia 23/05/2009 às 7:47 disse:

    @Lucas
    - Verifique se não ocorre o erro #002.
    - Verifique qualidade da mídia.
    - Verifique necessidade de update de firmware para execução destes jogos.

    Não faça update de firmware pela nintendo. Instale o homebrew Channel, e execute o safe updater ( Firmware Updater 4.0 ) do site do waninkoko.
    Abraços

  172. Marcos no dia 25/05/2009 às 14:02 disse:

    Luis, tudo bem? Eu tenho um wii com d2ckey instalado e ultimamente tenho varios jogos que não estão rodando, como House of the dead Overkill, Madworld, Avatar e outros jogos recentes (todos em modo backup). Minha firmware é a mais recente: 4.0, o que eu posso fazer para que esses novos jogos funcionem?? Obrigado

  173. Luis no dia 25/05/2009 às 15:45 disse:

    @Marcos
    Verifique se os jogos são da mesma região de seu console. Acredito que seu console seja NTSC-USA.
    Os jogos novos necessitam do patch contra erro #002, é possível instalá-lo via homebrew channel.
    Verifique a qualidade das mídias também. Se for possível testar os jogos em outros consoles para verificação, é também uma opção viável.
    Abraços

  174. Felipe no dia 27/05/2009 às 7:39 disse:

    Meu wii eh versão 4.0 de firmware, tem como fazer downgrade para 3.4 ?
    Por onde eu acompanho os lançamentos de desbloqueio de firmware? tem algum site ?
    Com a versão 4.0, o q posso fazer em questao de homebrew ?
    Obrigado

  175. Felipe no dia 27/05/2009 às 7:41 disse:

    Em relação aos jogos, se um dia eu conseguir desbloquear via software, eu posso baixar os PAL da vida ou tem q ter os NTSC ?
    Qual eh a diferença entre eles ?
    Obrigado

  176. Natal no dia 27/05/2009 às 20:16 disse:

    Tenho um wii destravado via software, mesmo esquema do seu tuto, porem a maioria dos jogos não rodam, quando clico em backup channel ele aparece uma tela azul pedindo pra tirar o jogo e consultar o manual, perdi uns 20 jogos que puxei, estou ficando sem paciencia… sinceramente.. o que vc acha que pode estar acontecendo??

    até mais… otimo tutoo

  177. Augusto no dia 28/05/2009 às 17:53 disse:

    Luis, boa notie.
    Adiquiri a pouco tempo, o WII, com o seguinte firmeware 3.2U.
    Sou novato e estou enfrenteando algums dificuldades.
    Gostaria de sua ajuda em alguns pontos:

    1-_ Não conseigo navegar na internet, não encontrei nenhum channel para isso. Apenas o de previsão de tempo e o de noticias. O que demonstra que a net esta coinfugurada nele.

    2 – Ao acessar o Wii Shopu Channel, ele ja pede logo de cara para instalar a 4.0. (Não fiz, pois foi uma recomendação do vendedor). Qual a melhor estrategetia para não ficar como Wii limiado da forma como está?

    3 – Ele já está com um chipmod (destravado via chip). E o cara que destravou falou qu enao tinha destravamento para esa versão via software. Há algo que posso fazer quanto a isso?

    Outra recomendação é que seja colocados apenas jogos dos EUA e America Latina. para não travar…

    Gostaria muito de sua ajuda sobre tudo, para navegar na ne com ele…

    Desde já obrigado pela ajuda
    Augusto

  178. Augusto no dia 28/05/2009 às 18:05 disse:

    Apenas uma correção o firmaware é 3.4U e nao 3.2, como eu havia informado anteriormente.
    GRato
    Augusto

  179. Luis no dia 29/05/2009 às 6:48 disse:

    @Felipe
    Existe sim possibilidade de fazer o downgrade para a versão 3.4u. É necessário que tenha instalado o homebrew channel previamente, ou tenha modchip. Quando for possível o debloqueio via hack do super mario do wii ware, nao será necessário a instalação prévia do homebrew channel nem do modchip.

    Você pode executar os jogos em PAL em seu videogame NTSC, eu nao aconselho, pois se outras pessoas utilizarem seu wii, e não tiverem o cuidado de usar um software de region free antes de carregar o jogo, pode brickar seu videogame.

    A diferença é a região e o padrão de cores. A frequência das cores é diferente nas duas versões, o que ocasiona a mudança das mesmas se forem executadas sem region free. Outro problema, é a compatibilidade, não a trava para executar os jogos de região diferente, e os mesmos causam danos ao console.

    Principal Site de Homebrew Waninkoko

  180. Luis no dia 29/05/2009 às 6:55 disse:

    @Natal
    Você executou o patch para o erro #002 ? Aparece uma mensagem junto com a tela azul?

    Nosso amigo @hugo logo acima teve o mesmo problema, e os passos que passei funcionaram:

    @Hugo
    Vc tem o Homebrew Channel instalado?
    Se sim, vá em seu SD, crie uma pasta chamada apps, e dentro desta pasta crie outra chamada Backup Launcher.

    Faça download do arquivo Gamma002fix_r2.dol, e o renomeie para boot.dol e coloque este arquivo dentro da pasta Backup Launcher que acabou de criar junto com o meta.xml dele.

    Agora você já pode dar boot no arquivo de patch do erro #002 dentro do Menu do Homebrew channel.

    ——-
    Execute este procedimento, pode colocar o fix em outra pasta, se já tiver o backuplauncher instalado.

    Abraços

  181. Luis no dia 29/05/2009 às 7:07 disse:

    @Augusto

    Para navegar na internet voce precisa do Opera Web Browser instalado. Voce pode adquirí-lo no shop channel, ou pegar um homebrew que tenha a função semelhante.

    Só instale o update para versão do firmware 4.0 com o “Firmware Updater 4.0″ que é executado no homebrew channel, e foi desenvolvido pelo waninkoko (necessário gerar uma meta.xml dentro da pasta apps onde o updater se encontra, e renomeá-lo para boot.dol ou boot.elf). Porém, instale todos o cIOS disponibilizados para execução de outros aplicativos: usb loader, etc. Pois estas instalações são bloqueadas na versão 4.0, então é necessário que as execute antes, caso deseje.

    É possível executar o desbloqueio via software na versao 3.4, o técnico que te atendeu estava desinformado. É possível executar o firmware downgrade também, para adquirir todas as compatibilidades existentes na versão 3.2 .

    Só execute jogos NTSC-USA, jogos de outras regiões irão travar seu console. Se utilizar aplicativos region free, é possível executar jogos das demais regiões, porém não aconselho.

    Alguns destes passos podem ser confusos, se precisar de ajuda, é só pedir!

    Abraços

  182. Natal no dia 30/05/2009 às 12:07 disse:

    valew msm cara.. obrigado…

    abraço

  183. Marcos no dia 30/05/2009 às 12:36 disse:

    Luis,
    Boa tarde!
    Comprei um Wii europeu (Londres), e minha TV aceita o padrão PAL-M, PAL-N e NTSC, mas mesmo assim está em preto e branco.
    O que eu faço?
    Além disso, quero fazer a atualização necessária para que ele rode qualquer jogo. Você pode me ajudar?
    Por acaso você faz esse tipo de serviço ou só ajuda mesmo a galera por aqui?
    Desde já agradeço!

  184. Sidney no dia 31/05/2009 às 20:25 disse:

    Luis, Boa noite ! Eu desbloqueei meu Wii mas quando baixo jogos em PALM eles ficam em preto e branco. Eu tenho que refazer todo o processo ou existe algo que eu possa fazer para usar backups PALM também.

    Muito Obrigado !!!!

  185. Akira no dia 2/06/2009 às 10:51 disse:

    Saudacoes! Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela qualidade das informacoes.
    Gostaria de saber se eh possivel realizar o desbloqueio em um console japones, com o jogo – Zelda, Twlight Princess – tambem japones. Grato.

  186. Akira no dia 2/06/2009 às 10:56 disse:

    Ah, outra duvida eh em relacao a compatibilidade. Terei problemas em rodar jogos NTSC-USA ou europeus?

  187. Jefferson no dia 7/06/2009 às 11:28 disse:

    Olá! Li seu tutorial, queria só mais alguns esclarecimentos. Meu WII é o modelo americano [Model RVL-001 (USA)] e a versão é 2.2u. É possível desbloqueá-lo usando seu tutorial? Além das instruções contidas no tutorial preciso saber de mais alguma coisa?

  188. Luis no dia 11/06/2009 às 6:55 disse:

    @Marcos
    Os jogos que você está executando são PAL também?
    Caso rode jogos de outra região, pode haver imcompatibilidade da frequência de cores, e por isso fica preto e branco. Execute os laucher que oferecem o recurso region free, e que forçam a execução no padrão de cores que deseja.

    Pode conferir nos comentários acima de como utilizar o Firmware updater 4.0 de forma segura em seu wii.
    Abraços

  189. Luis no dia 11/06/2009 às 6:59 disse:

    @Sidney

    Cara, você deve executar um launcher que de suporte ao padrão de cores. Tipo: poder escolher a saida de cor para ntsc ou palm. Se rodar jogos palm no seu console NTSC ele fica preto e branco mesmo. Use o tutorial acima para desbloquear via software, já vem nos pacotes aplicativos pra mudança de cores.

    Abraços

  190. Luis no dia 11/06/2009 às 7:02 disse:

    #

    @Akira

    Obrigado pelo elogio Akira!
    É completamente possível executar o processo acima com o console e jogo selecionado. Basta também ter cuiado em executar o save para o Zelda em NTSC-J que vem no pacote de desbloqueio.
    É possível também mudar o firmware de seu console para NTSC-USA, caso desejar, porém o processo é mais complicado.

    Após desbloqueio, basta utilizar o softchip ou backup launcher apropriado para poder rodar jogos de outras regiões sem ter imcompatibilidade nas cores (preto e branco).
    Abraços

  191. Luis no dia 11/06/2009 às 7:06 disse:

    @Jefferson

    Se o seu wii tem versão de firmware anterior ou igual a 3.2, pode utilizar o tutorial acime sem problemas. Até mesmo na versão 3.4 é possível efetuar o procedimento.

    Lembre-se de nunca efetuar o update pela nintendo (update de firmware), baixe sempre o update (ex. Firmaware Updater 4.0) e execute o mesmo pelo homebrew channel. Estes updater são uma forma segura de atualização que não bloqueia seu videogame.

    Aconselho a instalação de todas cIOS (Custom IOS: funcionalidade do firmware customizadas) antes de atualizar para versão 4.0 .
    Abraços!

  192. Jefferson no dia 12/06/2009 às 11:03 disse:

    Olá! Fiz os procedimentos contidos no tutorial, mas não funcionou. Quando uso o Backup Channel a tela fica escura e o console trava. Quando uso o Softchip aparece uma mensagem de erro. O que devo fazer?

  193. Priscila no dia 12/06/2009 às 11:28 disse:

    Fugindo um pouco do assunto… locadoras de jogos de wii? Você conhece alguma em são paulo? =DD

  194. Priscila no dia 12/06/2009 às 12:26 disse:

    Não entendi muito bem como funciona esse Firmware Updater 4.0. Precisa estar conectado a internet para utilizá-lo? E o USB Loader precisa de internet?

    e… Fugindo um pouco do assunto… locadoras de jogos de wii? Você conhece alguma em são paulo? =DD

    muitoo obrigada e ótimo tutorial ;)

  195. ED@ no dia 16/06/2009 às 7:15 disse:

    Bom dia, Luis…
    Uns jogos como o Call of Duty, Punch Out estão dando o erro 002….
    O MadWorld tbm estava mas rodei o jogo via Softchip e deu certo….mas para os jogos acima citado não rodou…o console desliga sozinho…
    Tentei tbm pelo Backup Launcher mas tbm sem sucesso…
    Será que vc pode me auxiliar???
    Desde já agradeço!!!!!!

  196. Luis no dia 16/06/2009 às 7:28 disse:

    @Jefferson
    Refaça os procedimentos do tutorial, tente instalar novamente o backup channel, pois ele é fundamental no funcionamento. É preciso instalar as IOS por ele.
    O procedimento só funcionará perfeitamente, após instalação correta de todos os aplicativos e cIOS.

  197. Luis no dia 16/06/2009 às 7:29 disse:

    @Priscila
    Eu vo na blockbuster, lá sempre encontro os jogos mais atuais!

  198. Luis no dia 16/06/2009 às 7:34 disse:

    @Priscila
    O procedimento é um pouco confuso mesmo priscila.
    Você deve fazer download do “Firmware Updater 4″, colocá-lo dentro da pasta apps que fica dentro do SD do wii.
    Renomeie o arquivo .dol ou .elf para boot.dol ou boot.elf .
    Em seguida pegue um gerador de meta (ele cria arquivos .xml do tipo meta.xml) daí vc cria um arquivo meta para o firmware updater 4, pois o mesmo vem sem. E coloca este arquivo dentro da pasta do firmware updater dentro da pasta apps do SD.
    Daí você entra no backup channel, vai ter um logo do firmware updater 4, clique nele para executar o aplicativo. (é necessário conexão com a internet) O Aplicativo irá fazer o download do firmware 4 seguro, e instalá-lo no videogame. Este procedimento demora cerca de 45 min, mas varia de acordo com sua internet.

    O usb loader nao precisa de internet, mas você deve instalar as cIOS (custom IOS) antes de dar o upgrade para a versão 4.0 do firmware.

    Abraços

  199. Luis no dia 16/06/2009 às 7:36 disse:

    @ ED@
    É necessário instalar o patch do erro #002.

    Vc tem o Homebrew Channel instalado?
    Se sim, vá em seu SD, crie uma pasta chamada apps, e dentro desta pasta crie outra chamada Backup Launcher.

    Faça download do arquivo Gamma002fix_r2.dol, e o renomeie para boot.dol e coloque este arquivo dentro da pasta Backup Launcher que acabou de criar.

    Agora você já pode dar boot no arquivo de patch do erro #002 dentro do Menu do Homebrew channel.

  200. ED@ no dia 16/06/2009 às 8:20 disse:

    Obrigado pela dica, Luis…
    desculpe a ignorância mas como faço pra criar uma pasta apps????
    O download do arquivo…é necessario conectar o wii na net ou posso baixar o arquivo em um cd e depois fazer um backup???
    Obrigado!!!!!!

  201. Jefferson no dia 16/06/2009 às 10:46 disse:

    Olá! Fiz a primeira vez e não funcionou. Fiz a segunda vez e continua na mesma. Tento uma terceira? É preciso desistalar antes? Se sim, como faço?

  202. Lika no dia 16/06/2009 às 14:13 disse:

    olá, desculpa a ignorância, mas é meu primeiro video game rsrs
    eu queria saber se meu wii é destravado por software, pois o vendedor só disse isso…ou só dá pra saber rodando jogos piratas mesmo? O problema é que to com muito medo de roda-los e dá bronca.

  203. Americo no dia 16/06/2009 às 21:27 disse:

    Luis, no seu tutorial vc pede para inserir o SD e escolher um dos saves, mas em que momento foi copiado estes saves para o SD?

  204. Rodrigo no dia 20/06/2009 às 12:13 disse:

    Boa tarde Luis
    tenho 3 perguntas
    1-O meu wii é desbloqueado via software, funcionou bem ,mas alguns jogos não rodam de jeito nenhum,entre eles: punch out ,wolverine,metroide , entre outros.
    Existe algo que eu posso fazer para resolver esse problema?
    2-Tambem gostaria de saber se eu posso acessar a internet como o wii desbloqueado?
    3- É possivel reverter o processo de desbloqueio do wii?

  205. Rodrigo no dia 20/06/2009 às 13:30 disse:

    outra pergunta!!

    posso ter o desbloqueio via software e via chip no mesmo aparelho?

  206. arthur no dia 22/06/2009 às 12:10 disse:

    Da pra fazer isso com o zelda do game cube?

  207. Reinaldo no dia 22/06/2009 às 16:08 disse:

    Luis parabéns pela sua dedicação em ajudar as pessoas. Eu comprei um Wii, e não entendo nada, desbloquedo por software, tem instalado Backup Channel e Homebreek Chanel. Assim que liguei pediram para atualizar, eu leigo atualiei via wifi. Como eu coloco os jogos pelo Backup channel ou pelo homebrrek? E qual é o procedimento? Será que com minha atualização eu “ferrei” algo

    Agradeço sua atenção e obrigado

  208. luis no dia 23/06/2009 às 7:03 disse:

    @ED

    Você deverá fazer este processo no SD destinado a ser utilizado no wii. Ele funciona igual a um pen drive quando conectado no seu computador, desta forma, execute os passo que exemplifiquei nele, e tudo ocorrerá perfetiamente, sem a necessidade de gastar com CD’s!
    Abraços

  209. luis no dia 23/06/2009 às 7:07 disse:

    @Jefferson

    Será necessário efetuar um downgrade de seu sistema. Provavelmente existe uma ios da nintendo bloqueando o processo. É necessário efetuar o downgrade pra versão 3.2, depois disso, os passos irão funcionar.
    Abraços

  210. luis no dia 23/06/2009 às 7:19 disse:

    @Lika

    Para verificar se o seu console é destravado via software, basta verificar se existe canais como: Backuplauncher, Softchip e Homebrew Channel.
    Aconselho fortemente a utilização com jogos originais apenas, para garantir o bom funcionamento do console e evitar problemas como quebra de direitos autorais. Lembre-se que o console tem certos problemas em utilização com jogos de outras regiões (NTSC/PAL). Caso seu console seja NTSC-USA, só poderá rodar jogos desta região, para evitar canais duplicados e brick do sistema.
    Att.

  211. luis no dia 23/06/2009 às 7:23 disse:

    @Americo

    Não disponibilizamos os aqruivos pra download, desta forma pode ficar meio confuso os passos. Mas existe 3 saves para o Zelda. Um para cada região: NTSC-USA, NTSC-JAP, PAL-EUR. Deve escolher o save apropriado para a versão do jogo e aparelho para o correto funcionamento.
    Abraços

  212. luis no dia 23/06/2009 às 7:32 disse:

    @Rodrigo

    1- Voce precisa instalar o patch do erro #002 para funcionar estes jogos. Alguns necessitam do firmware 4.0, caso seja este o caso, execute o update seguro do waninkoko. Todos estes procedimentos ja foram explicados acima.
    2- Pode acessar a internet tranquilamente, só não execute update de firmware pela nintendo.
    3- É possível sim retornar o videogame para seu aspecto original.
    4- É possível ter os 2 tipos de desbloqueio.

    Abraços!

  213. Christian no dia 24/06/2009 às 17:30 disse:

    Ola luiz.
    Vejo que você é uma pessoa gente boa, e responde frequentemente as dúvidas.

    E vim aqui para fazer dúvidas não ligadas a como fazer o desbloqueio. Mais sim sobre o desbloqueio. Vou comprar um wii com desbloqueio por software, Wii versão 3.4:

    1_Caso eu retire o update do DVD com o Brick Blocker, eu poderei jogar online?

    2_Pode me explicar melhor como atualizar de 3.4 para 4.0 ?

    3_Vi que nem todos jogos usam ainda o 4.0, por exemplo. Se eu ficar com jogos que usam versão 3.4, poderei jogar online sem a 4.0 ?

    4_É possivel usar um pen drive em vez do SD ?

    5_Como posso ter TOTAL certeza de quem uma iso é NTSC ? E o processo de gravação é normal ? Iso para DVD-R ?

    Bem, sã muitas duvidas.
    Espero não incomodar.

    Abraços!
    Obrigado.

  214. Márcio Eduardo no dia 25/06/2009 às 12:24 disse:

    Olá Luiz.

    Comprei um Wii no Canadá e o mesmo já veio totalmente atualizado. Tem algum modo de eu desbloquear via software?
    Se ele estiver com os bloqueios da Nintendo tem jeito de desbloquear? Existe alguma versão para o Wii totalmente atualizado.

  215. RODRIGO no dia 25/06/2009 às 19:13 disse:

    EU DE NOVO!
    NO MEU WII TEM INSTALADO ESSE “WII BACKUP LOADER CHANEL” É A MESMA COISA QUE ESSE HOMEBREW CHANEL?

    ACHEI E BAIXEI O ARQUIVO DO PACHT ERRO 002 NO LINK: *link removido*, MAS QUANDO EU ABRO A PASTA DO DOWNLOAD EXISTEM TRES SUB PASTAS
    1- Uncompiled
    2-backuplauncher.dol
    3- READ ME
    ESSE É ISSO MESMO? DEVO FAZER O PROCEDIMENTO DO PACHT DE ERRO 002 COM QUAL ARQUIVO?

  216. Lucas no dia 27/06/2009 às 12:09 disse:

    Olá Luis.

    Gostaria de ajuda, pois meu em meu Wii(4.0 US), consegui instalar um Homebrew, mas suspeito que seja diferente do citado, pois quando o abro, executo o BootMii (Única opção possível) e meu controle não reconecta de qualquer forma. Não encontro o instalador de arquivos citado, e gostaria de saber se estou errando em alguma parte ou se realmente existem várias versões do Homebrew Channel.

    Grato!

  217. Rafael no dia 3/07/2009 às 9:59 disse:

    Senhor LUIS.
    Uma duvida esse procedimento seria para qual plataforma.?

    Muito bom o topitco ok.

    Des de já agradeço a atenção.

  218. Diogo no dia 3/07/2009 às 19:08 disse:

    Ola, comprei um Wii coreano que roda os jogos pelo backup channel e esta semi-brick, não sei a firmware e nem tenho certeza da região atual,que pode ter sido alterada, há como descobrir a versão de firm e a região do game já que não tenho acesso ao menu settings devido ao brick. Também não funciona o Mii channel. O que perco não tendo o menu setting, pois apesar da falha o game tem funcionado.

    agradeço de qq forma, pela iniciativa do site

  219. Luis no dia 6/07/2009 às 7:01 disse:

    @Christian

    1_Caso eu retire o update do DVD com o Brick Blocker, eu poderei jogar online?
    Sim

    2_Pode me explicar melhor como atualizar de 3.4 para 4.0 ?
    Baixe o aplicativo de atualização chamado firmware updater 4, e execute pelo Home Brew Channel.

    3_Vi que nem todos jogos usam ainda o 4.0, por exemplo. Se eu ficar com jogos que usam versão 3.4, poderei jogar online sem a 4.0 ?
    A Versão 4.0 é compatível com todas os jogos das versões anteriores.

    4_É possivel usar um pen drive em vez do SD ?
    É necessário uso do SD neste processo.

    5_Como posso ter TOTAL certeza de quem uma iso é NTSC ? E o processo de gravação é normal ? Iso para DVD-R ?
    Basta comprar jogos originais NTSC, que não terá problemas, pois vem estampado na caixa do mesmo a região.

    Abraços! Espero ter ajudado!

  220. Luis no dia 6/07/2009 às 7:06 disse:

    @ Márcio Eduardo

    É necessário verificar a versão do firmware do seu wii. As versões de consoles novos variam dependendo do estoque e data de compra.

    Abraços

  221. Luis no dia 6/07/2009 às 7:11 disse:

    @RODRIGO

    Não é o mesmo que o HomeBrew Channel.
    Não são estes os arquivos.

    O arquivo necessário é: Gamma002fix_r2.dol e meta.xml

    Abraços

  222. Luis no dia 6/07/2009 às 7:14 disse:

    @Lucas

    A versão 4.0 do firmware da nintendo bloqueia as funções do homebrew channel, e impossibilita a instalação do mesmo, caso não tenha sido instalado ainda. É necessário verificar novos desbloqueios pra tal versão.
    Abraços

  223. Luis no dia 6/07/2009 às 7:16 disse:

    @RAFAEL

    Tutorial Desbloqueio do Wii via Software
    -> Plataforma: Wii
    -> versões: 3.4 e anteriores

  224. Marcos no dia 7/07/2009 às 14:55 disse:

    Amigo, como consigo desbloquear via software um wii comprado no Japão? …é seguro? …consigo rodar qq jogo, mesmo de segunda linha?

    Consigo fazer os downloads dos arquivos necessários direto pela internet?

    …poderia indicar os passos?

    Abraços,
    Marcos

  225. danilo no dia 8/07/2009 às 20:40 disse:

    ou quando escolho o ios 16 o wii trava

  226. danilo no dia 9/07/2009 às 10:12 disse:

    tb ta dando erro de ticket

  227. Diego Costa no dia 15/07/2009 às 9:27 disse:

    Opa, você sabe informar se tem algum problema usar um adaptador microSD para SD?

  228. leo no dia 19/07/2009 às 13:44 disse:

    Ola luís e parabéns por este tutorial porque assim posso fazer o desbloqueio sozinho. Para a versão 4.0E este procedimento resulta?

  229. Bernardo no dia 22/07/2009 às 21:39 disse:

    Prezado Luís,
    Tenho uma dúvida e gostaria de uma resposta se não for muito incômodo: eu comprei meu Wii destravado por software em Orlando-Flórida e, quando fui conectá-lo à internet sem fio, ele pergunta se quero fazer o upgrade para poder usar a internet… a essa altura, ele diz que há a possibilidade do meu console deixar de funcionar se ele tiver alguma “alteração não autorizada”:
    1) Tem algum perigo se eu atualizar agora?
    2) Que procedimento devo tomar para rodar jogos sem risco de inutilizar meu videogame ou prejudicar seu desempenho?
    Aguardo ansiosamente sua resposta.

  230. Arthur Menezes no dia 23/07/2009 às 22:22 disse:

    Quando tento entrar em “Settings” para configurar a internet aparece: “Need Help”; e não conssigo prosseguir. Pode me ajudar? Obs: os jogos estão rodando normalmente, o problema é na configuração.

  231. Arthur Menezes no dia 23/07/2009 às 22:23 disse:

    Esqueci de informar :é no Wii (USA).

  232. Daigo no dia 26/07/2009 às 2:03 disse:

    Olá Luis vc poderia me ajudar ?

    seguinte eu andei lendo e tals mas gostaria que me explicasse

    duas duvidas

    1- Ja saiu algum resolver para parar esses lags ?

    meu wii é 3.4U uso o backup launcher comprei faz 5 dias não conheço muito

    2- queria saber se é melhor colocar um modchip ou vc acha que via soft é melhor ou mais seguro … sem pensar em valores e sim para o bem do console em questão de durabilidade e jogabilidade

    confesso que me incomoda um pouco lags durante cgs e as vezes dar erro de leitura …

    por favor me ajuda ??

  233. Luciano no dia 4/08/2009 às 8:34 disse:

    Com relação ao desbloqueio via Chip, vc pode esclarecer como funciona? Tem esses problemas de versão de Firmware? Tem problemas entre jogos PALM e NTSC? Acredito que atualmente o chip mais atual é um tal de DriveKey..é o melhor?

  234. Daniel no dia 5/08/2009 às 23:20 disse:

    Luís,

    Utilizei o seu tutorial e consegui destravar o meu Wii. Valeu pelas dicas. Parabéns!!!
    Vou continuar acompanhando o blog para pedir mais dicas de atualização.

  235. Alexandre no dia 20/08/2009 às 7:06 disse:

    Olá Luís.
    Gostaria de saber como voltar um Wii destravado por software a sua condição original? É possível?

  236. Anthony no dia 21/08/2009 às 11:52 disse:

    Luís vc respondeu uma dúvida do hugo mais como que coloca aquele programa dentro do wii??

  237. Magno no dia 10/09/2009 às 19:38 disse:

    Meu amigo uma ajuda o meu wii e 4.0u, e esta desbloqueado por modchip (drivekey) so que ta travando e dando erro direto sabe me explicar o que esta acontecendo. Desde ja agradeciso Ha tinha destravado por software so q sem querer formatei o wii.

  238. ricardo no dia 23/09/2009 às 23:56 disse:

    Fala Luis,

    Gostei muito das dicas e dúvdas que você tira, estou com uma dúvida ainda.

    Você respondeu certa vez:
    @Juliano
    O Destravamento via software utilizado, e o software de execução dos games, forçam o leitor do Wii a funcionar em velocidade 3x. Pode ser este o problema nos jogos de GC. Com os videos perdendo sincronia, ou mesmo travando. Vou verificar se existe um patch para fazer os jogos rodarem em 6x.

    Estou com o problema que rodo pelo USB loader mas alguns jogos como SATBC e Virtua Tennis 2009 travam logo na abertura, ou vou pulando as aberturas e trava logo no inicio antes de começar o jogo. Tenho um wii 3.2U

    O que faço para rodar estes jogos? Rodou Punch Out e Okami certinho.

  239. Danilo no dia 10/10/2009 às 10:14 disse:

    Gostaria de saber se este procedimento pode ser usado para Wii Japonês.
    Abraços

  240. Marcelo no dia 15/10/2009 às 21:26 disse:

    Olá Luis!

    seu tutorial ta muito bom!
    mas me tira uma duvida, tenho a wii com update 4.2 dá p fazer mesmo assim?

  241. marcelo no dia 15/11/2009 às 7:29 disse:

    eu comprei um wii na australia, e ele soh fica colorido em algumas tvs mais novas, no resto fica preto e branco. Eu ja mudei a configuracao de cor da tv e do wii e nao mudou nada. Alguem poderia me ajudar?

  242. Otávio no dia 25/11/2009 às 16:26 disse:

    kara, eu jah tentei colocar o arquivo Gamma002fix_r2.dol mas nao roda… Pode me ajudar?

  243. Rira no dia 25/11/2009 às 17:54 disse:

    Pode me ajudar a achar esse Gamma002fix_r2.dol.
    VLW.

  244. Leonardo no dia 30/11/2009 às 9:36 disse:

    Um amigo meu trouxe dos EUA um WII com placa LU71xxxxx e versão 4.0.
    Ele está original. Com os canais padrões.

    Que passos devo seguir para destravar e poder desbloquear ele? Quando fiz a conexão pela Internet ele informou que tinha uma atualização disponível. Faço? Não faço? Como proceder?

    Vi muitos tópicos sobre o WII…..how to legais, nada muito detalhado…….

  245. rodrigo no dia 1/12/2009 às 9:31 disse:

    ola depois de destrvar meu wii americano, posso fazer as atualizações de jogos da mesma região.

  246. cleiton no dia 21/12/2009 às 2:23 disse:

    ola,e minha primeira vez no site,gostaria de saber que saves sao esses mencionados no tutorial,eu ja tenho o jogo mas nao consegui fazer nada nele,a versao do meu wii e 4.2 e japones eo zelda q eu tenho tbm e japa.
    valeu

  247. Will no dia 21/12/2009 às 21:40 disse:

    Luís, vlw pois eu consegui destravar meu wii, mesmo sendo 4.2u(hauehuiaeh atualizei antes e nem sabia, mas funcionou do mesmo jeito)

  248. rkavlac no dia 22/12/2009 às 14:59 disse:

    este procedimento funciona com qual versao de wii?
    4.2???

  249. Elvmar no dia 22/12/2009 às 16:23 disse:

    Alguém pode ajudar? foi-me oferecido o jogo original New Super Mario Bros, mas qd o coloco na wii ele pede para actualizar a wii e como tenho o homebrew chanel não faço a actualização e assim não deixa jogar.
    Será que posso desactivar o homebrew, fazer a actualização do jogo e depois instalar novamente o homebrew? E será que a wii fica novamente desbloqueada?
    Obrigado pela ajuda.

  250. gentil nishihara no dia 24/12/2009 às 8:13 disse:

    olá, luis, comprei um wii novo para meu filho, vamos abrí-lo dia 26 (minha folga)… esse seu procedimento para destravá-lo é válido para esse wii novo?

  251. Guilherme no dia 24/12/2009 às 20:19 disse:

    Ola … estou com um wii do japao nova versao na cor preta !!! nao estou conseguindo desbloquear… por favor se alguem souber como desbloquear me ajude… ate mais…muito obrigado a todos.

  252. António no dia 27/12/2009 às 10:18 disse:

    Olá,

    Gostaria de saber se alguém me pode ajudar.
    Comprei uma consola em Portugal (sistema PAL) e ofereceram-me uns jogos americanos (NTFC). O desbloqueio por software permite jogar jogos dos 2 sistemas?

    Obrigado

  253. Marina no dia 2/01/2010 às 16:19 disse:

    Luis, tudo bom?
    Parabéns pelo tópico, em primeiro lugar.
    Gostaria que me ajudasse a tirar uma dúvida: estou pensando em trazer dos EUA um Wii novo e li por ai que não é possível desbloquear os consoles que estão saindo.
    É verdade isso?!? Não há como contornar a situação?

    obrigada!

  254. marcos gomes no dia 4/01/2010 às 15:46 disse:

    Primeiramente gostaria de parabenizar este empenho todo quanto aos assuntos tratados…

    ola, tenho um Wii desbloqueado por software, na versao 3.4U, tenho o homebrew channel 1.0.1 ios36 v12.18, e para dar boot nos dvd`s uso o backup channel.
    1º-queria saber se posso atualiza-lo direto da versao que estou para 4.1U?

    2º-posso instalar o USB loader na versao 3.4U ou em qualquer outra sem problema algum?

    3º-Gamma002fix_r2.dol e meta.xml pode ser instalado na versao 3.4U e suas susessoras, ou só nas versoes como a 4.1?

    desde já estou agradecido! Abs!

  255. marcos gomes no dia 4/01/2010 às 15:48 disse:

    esqueci de mencionar que meu sd card eh de 1GB, tem algum problema ou tenho que ter o de 2GB?

  256. wesley no dia 19/01/2010 às 10:34 disse:

    Ola, Amigos eu comprei recentemente um Wii americano e estou tentando desbloquear ele eu ate obtive tudo que preciso para concluir o desbloqueio porem aconteceu que o meu Wii sofreu atualização da versão 4.1u para a 4.2u e não consigo aplicar o mesmo metodo para desbloquear, por isso gostaria de saber se tem algum metodo que funcione com a versão 4.2u ciente de sua atenção no aguardo.

  257. Fernando no dia 19/01/2010 às 22:38 disse:

    Olá gostaria de saber se funciona com a atualização 4.2U. Obrigado

  258. filipe_sf no dia 20/01/2010 às 18:24 disse:

    ola luis,

    gostaria de tirar uma duvida…. instalei os programas no meu SD e fiz passo passo como diz no tutorial + quando eu entro no menu de saves,nao aparecem os 3 saves p eu copiar.
    Porque sera que isso ta acontecendo.

    agradeço desde ja a ajuda.
    e parabens pelo blog eh mto bom.

  259. ricky no dia 24/01/2010 às 9:03 disse:

    Luís, gostaria de saber se só com esse jogo ke da para destravar pois estou no Japão e naw acho esse jogo aki,ja destravei meu psp 3000 agora só falta destravar o wii,desde já agradeço pelas dicas obrigado

  260. Ana carolina no dia 25/01/2010 às 17:35 disse:

    Luis

    Alguns jogos dão certo e ficam coloridos mas alguns baixei o jogo da espalwii em Pal dai passo pelo region frii para USA e ainda assim fica em preto e branco alguns jogos… Vc sabe me dizer pq?

  261. Marina no dia 31/01/2010 às 9:22 disse:

    ooolha, desculpa a ignorânciaa haha
    mas tenho um wii coreano desbloqueado via software, que para entrar no jogo clico em back up channel..
    só que muitos jogos que tenho comprado ultimamente não estão funcionando.. me informaram na loja que preciso fazer a atualização do software (não sei em que versão ele está)..
    para atualizar são os mesmos passos que uso para desbloquear o wii?

  262. juliana no dia 5/02/2010 às 13:42 disse:

    olá luis
    este procedimento destrava o wii 4.0 comprado nos EUA?

  263. Ricardo no dia 6/02/2010 às 6:54 disse:

    Oi luis, parabens pelo tutorial, muito bem feito e explicado, so me tira uma grande duvida, acabei de comprar um nintendo wii americano travado, minha placa eh LU72, deve ser firmware 4.1, pois nao peguei o meu wii ainda, esta vindo pelos correios, sera que vai servir este tutorial pra ele, sera que vai dar certo? esse tutorial serve para todos os aparelhos wii americano? fico no aguardo grandeeee abraco!!!!!!!!!! Ricardo.

  264. zeboneca no dia 8/02/2010 às 12:15 disse:

    boa tarde meu wii não dá para desbloquear por chip pois ele e geração d3-2 por acaso o desbloqueio via software vai funcionar com meu wii?
    grande abraço

  265. Sonia no dia 8/02/2010 às 13:41 disse:

    Olá!
    Trouxe um Wii dos EUA em janeiro de 2010, mas dois técnicos disseram que não dá pra destravar porque é muito novo. Disseram que o aparelho não faz a leitura de DVD-R(cds piratas), somente se eu comprar um HD externo para poder usar. Gostaria de saber se não há uma maneira de destravar esse aparelho, meu filho já está desanimado por não poder jogar. Obrigada!

  266. Bruna no dia 12/02/2010 às 15:14 disse:

    Ola, comprei meu wii a pouco tempo como desbloqueado, e agora comprei alguns jogos mais ele não roda normalmente, existe algum outro caminho que posso seguir, ou talvez ele ainda esta bloqueado e devo desbloquear??
    obrigado, aguardo respostas

  267. raffael no dia 17/02/2010 às 8:47 disse:

    tenho um destravado com chip 3.4U, sei q preciso do twilight como meu wii e destravado por chip posso instalar o HBC com um twilight nao original

  268. lukas no dia 21/02/2010 às 10:59 disse:

    kra eu posso rodar os jogos que dao o erro 002?

  269. Anderson Cardoso no dia 26/02/2010 às 11:16 disse:

    Olá pessoal gostaria de saber se esse metodo de destravamento funciona com ninitendo wii na versão 4.2U que no caso e o meu.Se possivel me respondam.Pra eu poder destrava tranquilo baraços a todos !

  270. Anderson Cardoso no dia 26/02/2010 às 11:16 disse:

    Olá pessoal gostaria de saber se esse metodo de destravamento funciona com nintendo wii na versão 4.2U que no caso e o meu.Se possivel me respondam.Pra eu poder destrava tranquilo baraços a todos !

  271. Paulo no dia 17/03/2010 às 9:20 disse:

    Gente, preciso da ajuda de vocês. Comprei um Wii americano e ganhei um jogo do Mario europeu. Como faço pra rodar?
    Outra coisa, vejo muito vocês falarem do perigo de fazer atualizações, porque pode brickar o Wii. Não seria mais seguro apagar as configurações da Internet no Wii, impedindo seu acesso à Internet e, consecutivamente, as atualizações? Obrigado.

  272. João no dia 17/03/2010 às 11:03 disse:

    Luis, boa tarde!!! O Wii que comprei é do Japão. O processo de “destravamento” será o mesmo que você descreve? E, destravando, poderei utilizar outros softwares de segunda linha? Fico no aguardo de suas orientações. Grato.

  273. Tathyanne no dia 17/03/2010 às 13:42 disse:

    Olá Luís, achei muito bom o seu tutorial, estou pensando em destravar o meu Wii que é do Japão, mas fico com receio de dar algo errado! Na verdade, tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se vc pode me ajudar!
    - Quero usar um HD externo nele. Mesmo assim preciso destravá-lo?
    - Somente com o jogo Zelda original pode ser feito? Tem algum outro jogo? Pois tenho alguns jogos japoneses e queria saber se tb pode ser feito com por exemplo, algum do Mario?
    - Se der errado alguma coisa eu consigo deixá-lo com a versão original?
    - Tendo o menu todo em japonês, fica difícil fazer o destravamento?
    - Depois de destravado, roda todos os jogos americanos, europeus e japoneses?
    Desculpe te bombardear de perguntas…

  274. Fabio no dia 18/03/2010 às 14:14 disse:

    Luis, esse tutorial serve pra wii japones

  275. Pedro no dia 28/03/2010 às 9:50 disse:

    Luis, Tenho um Wii desbloqueado padrão USA-NTSC. Até então, jogava normalmente jogos copiados ou baixados, até que um dia, após a atualização do sistema feita por um jogo, passei a ter alguns problemas:
    - alguns jogos passaram a não funcionar;
    - alguns canais ficaram duplicados;
    - não consigo acessar as configurações no Wii Settings.
    Não sei a versão atual do meu sistema.

    Dúvidas:
    1) O que tenho que fazer para resolver este problema?
    2) Pode me passar alguns links e/ou tutoriais com orientações para resolver o problema?
    3) Vi em alguns sites/blogs o termo “semi-brick”. É isto que está ocorrendo com meu Wii?
    4) Acesso os jogos pelo Disc Channel. Isso significa que ele é desbloqueado por chip e não por software?
    5) Qual desbloqueio é melhor? Por chip ou por software?
    6) Para o meu caso, qual a melhor forma de se fazer atualizações? Devo sempre fazer?
    7) Baixei alguns jogos com o termo “scrubber” e não consegui rodá-los. Tenho que ter um programa apropriado instalado no Wii?
    Sds.

  276. Cetreiro no dia 31/03/2010 às 9:36 disse:

    @galera com dúvidas:

    O Luis já fez a gentileza de responder a maioria das questões que envolvem o o desbloqueio do Wii até a versão 3.4 e anteriores. Seria no mínimo demonstração de respeito e gratidão procurarem nos comentários os problemas que se assemelham ao seu para tentar resolve-lo.

    @Luis,

    Obrigado por tudo. Deveriam lhe pagar pelos seus comentários.

  277. Arthur no dia 31/03/2010 às 22:18 disse:

    Luís..tomara q vc esteja respondendo ainda
    oa vei..eu gravei alguns jogos do wii soh q ele n estao rodando..e o meu eh desbloqeado no chip..soh da aele erro 002 pedindo para reiniciar…
    oq eu faço..desbloqeio no software?

  278. Mirtoooo no dia 3/04/2010 às 10:35 disse:

    Olá, Luis! Comprei um Wii no México. Será que os procedimentos que nos passou irá funcionar para mim?
    Obrigado

  279. Érika no dia 4/04/2010 às 22:31 disse:

    luis,

    Eu rodava os jogos pelo Backup Launcher numa boa, e fiz uma atualização para entrar na internet, depois disso o meu wii para de aceitar os jogos pelo backup launcher, só consigo rodar original, o que eu posso fazer para corrigir este problema ?

    vc pode me ajudar ???? obrigada

  280. Érika no dia 4/04/2010 às 23:01 disse:

    corrigindo é backup launcher channel

  281. Paulo no dia 5/04/2010 às 14:05 disse:

    Ola. As mensagens são de 2009. Ainda tá valendo esse processo de desbloqueio, ou tem algo mais atualizado?
    Eu comprei meu Wii agora e não entendo nada..r.s.rs
    Esses arquivos WAD tem que baixar na intenet, ou quando faz o procedimento no Jogo do Zelda eles gravam no Wii?…se precisa baixar, meu Wii não é ligado na internet, posso baixar num notebook, salvar no cartão SD (que será o mesmo que vou usar no Wii)?
    obrigado

  282. Filipe no dia 13/04/2010 às 13:47 disse:

    Olá Luis,

    possuo um Wii destravado via chip com o firmware na versão 4.2u. Realizei um update via DVD do SUper Mario, e uma nova versão de cIOS foi instalada. Após isto não consigo mais executar nenhm jogo via Homebrew, que tem exibido a mensagem HOMEBREW FREEZE.
    Será que um downgrade no firmware resolveria este erro?

  283. Sergio Chierici no dia 3/05/2010 às 10:26 disse:

    Boa tarde,

    comprei um wii destravado para meu filho, acontece que outro dia ele entrou na pasta options wii, depois clicou data management e wii channels e clicou no icone backup launcher e clicou em erase, agora apagou este icone e nao consigo mais rodar os cds piratas, gostaria de saber se vc pode me ajudar. se vc puder me passe seu telefone no meu e-mail, que eu entro em contato.. obrigado

  284. Márcia no dia 8/05/2010 às 8:30 disse:

    Oi como tantos comprei jogos em Londres que não rodam no meu wii comprado e destravado em Orlando- Flórida, pelo que entendi preciso instalar “Region Free” é isso? e onde consigo executar? Preciso fazer download? Estou perdida, sou leiga e meu filhinho está me colocando maluca, rs…
    Grata

  285. rob no dia 26/05/2010 às 19:02 disse:

    luis, comprei um wii destravado com um drive externo, vale a pena? e tem algum rico de dar problema no meu wii?

  286. gabriel no dia 28/05/2010 às 3:55 disse:

    viu tenho um game wii nintendo japones to no japao queria destravar meu wii mas nw entendo nada nem como começarr seria possivel vc. me explicar como eu faço pra fazer se eh no proprio game nw faço ideia seria possivel se me ajudar as fitas sao carissimas aqui, aguardo uma reesposta tah obrigado.

  287. konredi no dia 29/05/2010 às 17:30 disse:

    Ola amigo parabens pelo tutorial!!!
    Roda em todos os consoles de wii? e roda qualquer dvd pirata?
    Comprei o meu recentemente no shoptime.
    Obrigadp

  288. gabriel furtado no dia 2/06/2010 às 12:33 disse:

    eu acabei de comprar o super mario galaxy 2 (pirata)e usei o backup launcher gamma e o softchip mais o error #002 continua aparecend, o que eu faço?

  289. Adler no dia 10/06/2010 às 10:19 disse:

    meu Wii é 4.2 americano funfa nele tbm?

  290. Adler no dia 10/06/2010 às 10:39 disse:

    o que acontece quando eu faço uma downgrade no meu Wii?

  291. Marcel no dia 13/06/2010 às 20:24 disse:

    Ae cara meu wii acabou de chegar…Foi comprado ou na Espanha ou em Portugal…mas acredito q ambos os lugares n mude.Eh PAL…Tipo tem uma loja aki perto q cobra 300 reais pra desbloquiar ( com hd externo s n me engano…) qria saber s da pra desbloquiar aki normal…Pq acho q a maioria q desbloqueia eh americano…
    Se puder me responder via e-mail agradeceria…
    Outra meu wii eh WiiSports Resort ( n sei s muda algo)
    abraco e obrigado!

Procurar no LYNKO:
Jogos Online:

Conheça os Jogos Online do Lynko. Sem download, sem instalação é só clicar e jogar no seu navegador.

Artigos Recentes:
 
Video Games:

Nintendo Wii

História do Nintendo Wii
Jogos

Playstation ( PS1 )

História do Playstation 1
Jogos